Escola da Faetec é finalista de competição internacional de empreendedorismo

Por Vanessa Campanario

 

A disputa pelo prêmio Companhia do Ano, promovida pela Junior Achievement Internacional, acontece em Novembro, na cidade de São Paulo

A Line Up Confecções, criada por alunos do curso Técnico de Administração da Faetec Adolpho Bloch, está entre as empresas finalistas do prêmio Companhia do Ano 2017. A disputa, promovida pela Junior Achievement Internacional, acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro, na cidade de São Paulo. Empresas da América Latina, Canadá e Caribe concorreram ao prêmio.

Os alunos da Faetec Adolpho Bloch foram selecionados para representar o Brasil por desenvolverem uma linha de peça íntima com bolso interno de segurança para armazenamento de pertences do usuário. Os jovens executivos cumpriram com êxito todas as etapas de operacionalização de uma empresa exigidas no Programa Miniempresa Estudantil.

Foi preciso comprar e vender ações para levantar o capital da companhia, desenvolver estratégias de marketing, comercializar produtos, apresentar balanço financeiro e de receita apurada, além de pagar “impostos”, cujo valor foi destinado à instituição filantrópica, e distribuir dividendos entre os acionistas. Cada peça foi produzida ao custo de R$ 5,00, resultando em lucratividade média de 200%.


– Foi uma experiência incrível! Trabalhamos por três meses neste projeto e conseguimos colocar em prática tudo que aprendemos no curso de Administração. A ideia é continuar com a miniempresa, mesmo com o fim do programa, porque ainda há muita procura por nosso produto – conta Ingrid Aleixo, 17 anos, aluna da Rede e presidente da Line Up Confecções S.A./ Faetec Adolpho Bloch.

Ações sociais também eram exigidas pelo programa. Os estudantes promoveram doações de resíduos de material utilizado na produção; de alimentos não perecíveis ao asilo Pedro Richard; de sangue junto ao Hemorio; e de roupas para o Exército da Salvação; além de visitas a orfanatos.

A Line Up Confecção já havia recebido um grande reconhecimento como miniempresa estudantil ao participar da competição nacional. Os alunos da Faetec subiram ao pódio em cinco das 11 categorias da premiação. Eles conquistaram o prêmio máximo do programa de “Equipe Empreendedora”, além de um primeiro lugar nas categorias Relatório Final, Produção, Marketing e Comunicação, e um segundo lugar em Gestão de Pessoas.

Em competição nacional, Faetec Santa Cruz foi a maior premiada

Criada por estudantes dos cursos Técnicos de Informática e de Segurança do Trabalho da Faetec Santa Cruz, a empresa VintaJeans ganhou seis prêmios no Programa Miniempresa 2017. Os jovens decidiram investir em sustentabilidade e confeccionaram mochilas personalizadas com "pernas" de calça jeans. Todo o material utilizado foi adquirido em brechós e por doações.

– O projeto causou amadurecemos e muito aprendizado. Agora, somos pessoas mais conscientes, responsáveis e comprometidas. Planejamos seguir com o projeto, talvez, por novos caminhos e iniciativas diferentes, mas com a mesma essência que nos trouxe até aqui! – comemora Lyzandra Pinto Alves Coelho, 16 anos, aluna da Rede e presidente da VintaJeans.

Na competição nacional, a VintaJeans ganhou seis premiações. Os alunos conquistaram o 1º lugar da categoria Gestão dePessoas, o 2º em Desafio Nexa, Relatório Final, Produção, Marketing e Comunicação, e o 3º em Equipe Empreendedora.

O Programa Miniempresa Estudantil ensina aos jovens conceitos e práticas relacionados ao mundo empresarial. Ao longo dequinze encontros, os alunos aprendem as etapas de criação de um produto, organização e operação de uma empresa, bem como o processo de confecção e venda. O Miniempresa Estudantil 2017 contou com a participação de mais de 400 estudantes do Ensino Médio, de 20 escolas das redes pública e particular.