Faetec Ferreira Viana ganha laboratório de leitura

A Faetec Ferreira Viana, localizada no Maracanã, ganhou um Laboratório de Leitura, durante a I Ocupação Cultural da unidade. O novo espaço dedicado a pesquisa, reflexão e estudo, além de estimulo do potencial criativo dos alunos, faz uma homenagem à escritora Conceição Evaristo, que dá nome ao laboratório.

 

O Laboratório de Leituras da Escola Técnica Estadual tem por objetivo desenvolver uma metodologia de leitura voltada para a educação profissional técnica de nível médio, a fim de proporcionar à comunidade escolar um ambiente interdisciplinar capaz de estimular o desenvolvimento de competências técnicas e informacionais. Seu caráter inovador reside na ampliação dos conceitos de leitura e escrita e no incentivo do uso de novas linguagens e modalidades textuais, tais como as produções apresentadas nas novas mídias, principalmente aquelas vinculadas ao universo da internet.

 

– A escola pública, tradicionalmente, entende o conceito de leitura a partir da maneira de interpretar um conjunto de informações, tomando por base os textos literários e priorizando o suporte impresso. A “falta da leitura” continua sendo a grande queixa da maioria dos colégios, entretanto há uma persistência das mesmas estratégias pedagógicas de incentivo à leitura – diz Ana Ligia Matos, responsável pelo laboratório.

 

O projeto teve início em 2016, com apoio da FAPERJ, através do Programa Jovens Talentos, que disponibiliza oito bolsas de pré-iniciação científica para discentes da unidade, configurando-se desde sua formulação como um espaço de ensino, pesquisa e extensão. Neste ano, também está em curso uma parceria com o Laboratório da Palavra – PACC/ UFRJ, que participou da “I Ocupação Cultural ETEFV”, oferecendo aos alunos uma oficina experimental de poesia.

 

 

O evento de inauguração do laboratório contou com a presença da escritora Conceição Evaristo e do ex-aluno Vinícius Varela, que lançou o seu livro “São poucos os homens que acreditam em baleias”, estimulando os jovens presentes à escrita de seus próprios textos. Na programação, houve intervenção musical em homenagem a Tom Jobim, premiação do concurso de poesia, performances poéticas, exibições de vídeos e das instalações “Móbile dos afetos”, “Saias poéticas”, “Sinais do amor”.

 

As professoras Ana Lígia Matos, Claudia Fabiana Cardoso, Lenice Lira e Patrícia Camargo, criadoras e responsáveis pelo Laboratório de Leituras, avaliaram o evento como um momento singular no cotidiano da ETEFV e acreditam que as experiências vividas neste novo espaço podem estimular a extensão do projeto a outras unidades da rede Faetec.