Alunos da Faetec são voluntários do “Dia D” da Vacinação Contra Febre Amarela

Alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) se mobilizaram para participar do “Dia D”, campanha de vacinação contra a Febre Amarela, realizada no último sábado, dia 27, no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Os voluntários da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza ajudaram no polo de imunização contra a doença, das 8 às 17h.

– A comunidade escolar da Faetec está mobilizada, assim como toda a população fluminense, com o avanço da febre amarela no Estado. Por isso, os alunos de enfermagem da Rede estiveram à disposição da unidade de saúde para orientar o público, fazer o pré-atendimento e até aplicar a vacina, caso fosse necessário, na prevenção de novos casos da doença– afirma Miguel Badenes, presidente da Faetec.

Os alunos que participaram do mutirão já concluíram a parte teórica da formação em Enfermagem e estão no período de estágio. Para fazer parte da inciativa, eles receberam um treinamento prévio de atendimento, imunização e descarte do material com a equipe do Hospital do Andaraí.

– Atuar na campanha foi uma aprendizagem grande e a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos na teoria. Nós tivemos mais contato com o público, fizemos a triagem para a imunização, reforçamos as orientações repassadas pelas equipes de saúde e ainda solucionamos dúvidas do público – disse Helen Sena Cordeiro, estudante de enfermagem da Faetec de Saúde Herbert José de Souza.

 

 

De acordo com Hamilton Delgado, coordenador de estágio do Faetec de Saúde Herbert José de Souza, a participação na campanha de vacina foi de suma importância para o aluno, pois além da prática profissional na Saúde Coletiva, eles puderam orientar o público na prevenção de doenças.

– A etapa de formação do Técnico em Enfermagem é complexa e com várias especialidades na sua carga horária de estágio, sendo campanhas de saúde uma etapa nesta formação. A ação permitiu ainda um engajamento com as situações de cuidado com as comunidades tanto na promoção como na prevenção dá saúde – disse Hamilton Delgado.

 

Foto: Felipe Corrêa