Festa na Faetec: unidade Favo de Mel celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down

A terça-feira (21/03) foi de comemoração para os 135 alunos da Caep/Favo de Mel - unidade de referência no atendimento a pessoas com necessidades especiais. Eles comemoram o “Dia Internacional das Pessoas com Síndrome de Down", data que simboliza a luta das pessoas com um cromossomo 21 a mais - uma luta que abrange tanto a igualdade de direitos quanto a de valorização de suas potencialidades.

Debate, sessão de filme e baile fizeram parte da programação de atividades na escola. A direção promoveu também um encontro entre alunos da Favo de Mel e de formação regular do Escola Fundamental Estadual República. Os estudantes foram convidados a conhecer mais sobre a vida das pessoas com Síndrome de Down, ouvir suas histórias e compartilhar experiências.

– É fundamental aproximar esses jovens, apresentar o mundo do down, desmistificar preconceitos. Ao final do encontro, vimos alunos emocionados e depoimentos de que somos todos iguais, vivendo com os mesmos dilemas do dia a dia – conta a coordenadora pedagógica da unidade, Patrícia Monteiro.

Foto: Felipe Corrêa

A inclusão dos alunos da Faetec Favo de Mel na vida laboral

A Escola Especial Favo de Mel vem desenvolvendo um trabalho de inclusão laboral com resultados significativos para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A partir da oferta de cursos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Cozinha e Reprografia, dezenas de estudantes já foram empregados em empresas públicas e privadas.

Na área de esportes, um dos destaques é o aluno Josué Guedes, de 29 anos, medalhista dos III Jogos Latinos Americanos das Olimpíadas Especiais, no Panamá. Ele conquistou medalha de bronze na competição de Basquete Especial representando o Estado do Rio de Janeiro.

Mas se o assunto é cultura, quem sabe o próximo nome dos tablados não seja Argicilan Sócrates, de 36 anos. Depois de trabalhar como jovem aprendiz e ministrar palestras sobre a atuação de profissionais com Síndrome de Down em empresas, ele decidiu fazer Teatro. Fora das salas de aula, o aluno já se apresentou em algumas peças, entre elas “Até que os anjos nos separem”.

Estudantes presentes no Livro “Down! Viva a diferença com arte e inclusão”

A novidade neste semestre é a participação de jovens atendidos pela Escola Especial Favo de Mel no livro “Down! Viva a diferença com arte e inclusão”. O projeto, idealizado pelo produtor musical Jorge Davidson, reuniu em uma obra fotográfica 48 personalidades das artes e dos esportes celebrando a inclusão de jovens e adultos com Síndrome de Down.

– O objetivo do livro é valorizar a luta pela inclusão escolar e do mundo do trabalho, demonstrando a superação e a autonomia. A luta pela inclusão é a base do livro e um presente para todas as famílias, profissionais e pessoas com síndrome de Down – salienta a pedagoga da Faetec Ana Paula Pacheco, autora de um dos artigos do livro.

O livro tem um cuidado artístico muito grande e conta com a participação de três alunos da Faetec, Ligia Amorim, Débora Camilo e Tito Matida, ao lado de artistas consagrados, como Djavan, Monobloco e Toni Garrido. O trabalho traz imagens assinadas pelos fotógrafos Cristina Granato, Mauricio Valladares, Marcia Moreira e Marcos Hermes.

Débora Camilo e Tito Matida são modelos do livro Down