Faetec abre vagas para Formação Inicial e Continuada por meio do Pronatec

Faetec abre quase 10 mil vagas em cursos profissionalizantes, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A novidade foi apresentada na última semana aos gestores das unidades que irão ofertar as vagas na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC).

– O programa contribuiu no aperfeiçoamento profissional de trabalhadores desocupados e na formação de uma mão de obra mais qualificada. A iniciativa busca a geração de emprego e o empreendedorismo – disse Rogéria de Almeida, coordenadora técnica do Pronatec pela Faetec.

Cerca de 70 unidades irão oferecer oportunidades para quem está em busca de educação profissional gratuita e de qualidade. No primeiro momento, as vagas serão preenchidas por pessoas cadastradas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

 

Foto: Felipe Corrêa

Após a pré-matrícula, as vagas que sobrarem poderão ser ocupadas pelo público em geral. São oportunidades para pessoas com idade a partir de 15 anos e ensino fundamental ou médio completo ou incompleto.

Há vagas nas áreas de gastronomia, informação e comunicação, indústria e infraestrutura, moda, gestão, beleza, construção civil, idiomas, saúde, entre outras.

– Queremos superar os problemas e retomar a pujança na qualificação profissional. Hoje, existe uma gestão que reconhece o trabalho desenvolvido por cada profissional da Rede e se preocupa em oferecer o melhor aos alunos – garante Gilson Rodrigues, vice-presidente da Faetec.

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.