Começam nesta segunda-feira (18) as aulas nos cursos profissionalizantes da Faetec em parceria com o Governo Federal

O esforço do Governo do Estado em retomar a educação profissionalizante e levar oportunidade para quem busca uma recolocação no mercado já começa a dar resultados. Na próxima segunda-feira (18/06), começam as aulas para mais de nove mil pessoas nos cursos de qualificação profissional gratuitos ofertados pela Faetec, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Serão ministrados 34 cursos de formação profissional, voltados para as exigências do mercado de trabalho, em 74 escolas da Rede. São oportunidades nos eixos de Gastronomia; Hospitalidade e Lazer; Infraestrutura; Controle e Processos Industriais; Ambiente, Saúde e Segurança; Produção Cultural e Design; e Gestão e Negócio.

- Numa forte campanha pelo ensino profissionalizante, a Faetec dedica-se ao aprimoramento de mão de obra, de acordo com as vocações regionais, oferecendo uma gama variada de cursos que atendem diversos setores da economia local. Um dos grandes desafios hoje é preparar o cidadão para os postos de trabalho que serão criados com a melhora da economia no Estado – salienta Miguel Badenes, presidente da Fundação.

São formações de Auxiliar de cozinha, Auxiliar de lavanderia, Confeiteiro, Cuidador de idosos, Depilador, Excel avançado, Garçom, Informática, Instalador e reparador de redes de computadores, Manicure e pedicure, Mecânico de motores a diesel, Operador de telemarketing, Organizador de eventos, Promotor de vendas, Recepcionista, Salgadeiro, entre outras.

Os cursos são voltados aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. As capacitações têm duração de 10 e 20 semanas. Por meio Pronatec, os estudantes receberão material didático e ajuda de custos nos dias de aula para as despesas de transporte e alimentação.