Avanços na Educação Superior da Faetec

A Educação Superior da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) vem obtendo avanços significativos este ano que apontam para melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Aprovação da política de Pesquisa e Extensão para a Rede e Concessão de 96 bolsas de iniciação à docência estão entre as principais novidades no segmento.

O Regimento Geral da Fundação, no seu art. 3º , prevê que a Faetec inspirada na universidade do saber e nos ideais democráticos de solidariedade humana, tem, também, como objetivo: criar, preservar, organizar, fomentar e disseminar o saber científico, tecnológico e cultural por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Diante dessa diretriz, foi aprovada recentemente a política de pesquisa e extensão para a Rede. A Fundação contará com um Conselho de Pesquisa e Extensão que terá como competência: propor as linhas políticas de Pesquisa e Extensão para a Rede; acompanhar a elaboração de editais para bolsas de pesquisa de iniciação científica, tecnológica e similares; deliberar a pertinência dos projetos, grupos de pesquisas e dos programas de extensão de acordo com as diretrizes da política, dentre outras.

– Ressalta-se que com a política implementada, a Faetec poderá promover a Pesquisa, a Tecnologia e a Inovação como bens públicos a serviço da sociedade e em interação permanente com as dinâmicas de desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, bem como dinamizar a captação de recursos financeiros, materiais e humanos para a realização das atividades de Extensão e Pesquisa – explica Rosane Bartholazzi, diretora do Ensino Superior da Rede.

Com esta política, haverá ainda um Comitê de Ética responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas propostas pelos docentes da Rede. Para o presidente Miguel Badenes, a aprovação do documento regulamenta e consolida a pesquisa e extensão na Rede, buscando garantir a indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão.

– Desde 2014, o corpo técnico da Faetec trabalha com afinco no processo de construção do documento, que teve início no Fórum da Educação Superior realizado no mesmo ano. É incansável a luta dos nossos profissionais em prol de uma educação pública de qualidade. E, com a aprovação do ato, deixamos um legado para a educação superior da Rede – comemora o presidente.

Iniciação à docência

Para aperfeiçoar a formação e a prática docente dos licenciandos, unidades da educação superior da Faetec foram contempladas com bolsas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica, oferecidos através de Editais da CAPES.

Serão concedidas 96 bolsas de iniciação à docência aos alunos do curso de Pedagogia nas unidades: Iserj (Programa Residência Pedagógica); Isepam (PIBID) e Faeterj Três Rios (PIBID). O beneficio dado será no valor de R$ 400 a 1.500 mensais, a depender da modalidade, com duração de até 18 meses.

O edital do PIBID tem por objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da jornada do docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Já o Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando – que esteja na segunda metade do curso – numa escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.