Aula Magna da Educação Superior debateu Universidade, Empreendimento e Inovação

O segundo semestre letivo da Educação Superior da Faetec foi inaugurado, nessa quinta-feira (13/09), com a Aula Magna proferida pelo diretor de Tecnologia da Faperj, Maurício de Vasconcellos, que palestrou para toda a comunidade acadêmica sobre o tema: Universidade, Empreendimento e Inovação. O evento aconteceu na Faeterj Rio, em Quintino Bocaiúva, e reuniu professores e estudantes da Rede.

Ao dar início à aula, Maurício de Vasconcellos explanou como é atuar entre o mundo acadêmico e o mundo dos negócios, que, aparentemente, são universos desconectados. Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ, mestre em Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, com MBA em Marketing na Coppead/UFRJ, ele foi fundador e diretor do Parque Tecnológico da UFRJ e presidente da IASP – International Association of Science Parks and Areas of Innovation.

– Há 25 anos, falar em empreender no ambiente universitário era uma ofensa. Mas nós estamos dentro de um grande empreendimento. Ou alguém tem dúvida de que construir algo como a Faetec é um empreendimento? Assim sendo, a primeira mensagem que deixou é que talvez seja mais importante a gente incentivar e valorizar a atitude empreendedora no setor público do que no mundo empresarial. Mas, para isso, é necessário não confundir os conceitos de empreendedor e empresário – disse Mauricio.

O palestrante também destacou os casos de inovação tecnológica no Brasil que causaram impacto mundial, como a técnica de fixação de nitrogênio no solo, desenvolvida pela Embrapa do Rio, para o cultivo de leguminosas; a descoberta do pré-sal, que deu visibilidade ao país sobre sua competência na área tecnológica; e os sucessivos prêmios recebidos por ultrapassar o limite de produção de petróleo em águas profundas.

Para Maurício, um dos obstáculos para estimular o empreendedorismo no campo acadêmico era a falta de dispositivo claro na Constituição Federal que tratasse a pesquisa como uma missão do Estado na geração do conhecimento, o que causava dificuldade de atuação das entidades públicas. “Há três anos, apenas, foi feita uma mudança importante na constituição brasileira, deixando expresso que a promoção da inovação é um dever do Estado” disse, fazendo menção ao art. 219, parágrafo único, da CF.

Acadêmicos ainda ouviram do diretor da Faperj o cenário do empreendedorismo no Brasil. Hoje, há mais de 400 incubadoras de empresas, além de aceleradoras de empresas e espaços de coworking. Existem também cerca de 100 inciativas de construção de Parques Tecnológicos, como exemplos de propostas mais ambiciosas no segmento de ciência e tecnologia.

O palestrante encerrou sua aula elencando os principais pilares trabalhados na Faperj que tem como missão o compromisso com a inovação e com o desenvolvimento econômico do estado. São eles: uma fundação integrada e empreendedora, com conexões e compromisso com Rio, promovendo um ambiente de inovação e startups, focado no jovem, e reforçando a comunicação .

A Aula Magna contou com as presenças do presidente da Faetec, Miguel Badenes; da diretora da Educação Superior, Rosane Bartholazzi; do diretor da Unifaetec, Fernando Motta; do vice-diretor da Faeterj Rio, Roberto Velasco, entre outros servidores da Rede. A palestra ainda teve transmissão ao vivo pelo canal da faculdade no Youtube.