Estado inaugura Le Cordon Bleu no Rio e lança segunda seleção para alunos de baixa renda

Parceria com a escola internacional de gastronomia oferece bolsas integrais a estudantes carentes


O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (4/10), a unidade carioca da escola de gastronomia internacional Le Cordon Bleu, instalada no bairro de Botafogo, Zona Sul da cidade. A parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) – órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social -, e a instituição garantiu 20% das vagas a alunos bolsistas de baixa renda, em curso profissionalizante com 12 meses de duração, o Diplôme Cordontec.


A formação profissional, incluindo currículo e metodologia, é idêntica à aplicada nas unidades do instituto no exterior. Ao fim do curso, os alunos poderão estagiar no restaurante-escola e no café-confeitaria que serão abertos ao público no prédio do Le Cordon Bleu carioca, localizado na Rua da Passagem. O valor do curso para não bolsista é de cerca de R$ 40 mil. O prédio, de 1,6 mil metros quadrados, pertence ao Governo do Rio e foi cedido ao Le Cordon Bleu.


A primeira seleção feita pelo Le Cordon Bleu e o Governo do Estado aprovou dez bolsistas. Para se inscrever, os candidatos tiveram que seguir os seguintes critérios de admissão: ter renda familiar de até quatro salários mínimos, ter concluído o ensino médio em unidade de ensino público no Rio de Janeiro, entre 18 e 35 anos e apresentar uma declaração de hipossuficiência. Os selecionados tiveram que cumprir ainda outras etapas, passando por provas objetivas de Português, Matemática e teste de aptidão técnica aplicado pelo Le Cordon Bleu.

 

Discurso do aluno Phelipe Gonçalves

Foto: Felipe Corrêa


Um dos alunos bolsistas, Phelipe Gonçalves Ferreira, de 28 anos, morador da comunidade de Manguinhos, contou que, no futuro, pretende dar aula de gastronomia e afirmou que estudar no Le Cordon Bleu é uma grande oportunidade de aumentar o conhecimento na área.


- Agradeço à Faetec e ao Governo do Estado por oferecer essa oportunidade única para pessoas como eu, de baixa renda, poder me especializar. Sou de origem humilde, sou de Manguinhos, uma comunidade carente, e para mim é um sonho estar estudando aqui – revelou.


Le Cordon Bleu é a mais tradicional escola de gastronomia do mundo, inaugurada em 1895. Atualmente, a instituição está presente em 20 países, com 35 escolas e 20 mil formandos por ano. No Le Cordon Bleu Rio de Janeiro, os estudantes podem cursar os tradicionais diplomas que fazem parte do currículo internacional, tais como o Grand Diplôme, Diplôme de Cuisine e Diplôme de Pâtisserie. Além disso, a unidade carioca - a única no mundo - oferece o Diplôme Cordontec, destinado a alunos de baixa renda e oriundos da rede pública de ensino estadual. O Cordontec ensina técnicas de pâtisserie, cuisine, boulangerie e serviço de salão. Os bolsistas selecionados pela Faetec também recebem uniforme, kit completo de facas e apostilas, dados pelo Cordon Bleu.


A inauguração também contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do vice-governador Francisco Dornelles e dos secretários Gabriell Neves (Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social), Nilo Sérgio Félix (Turismo), Wagner Victer (Educação) e Roberto Robadey (Defesa Civil), do presidente da Faetec, Miguel Badenes, e do vice-presidente da Fundação, Gilson Rodrigues Paulino.