Governo do Estado inaugura primeira unidade da Faetec em Mangaratiba

Unidade de ensino vai formar mais de dois mil profissionais por ano

 

O Governo do Estado do Rio, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, inaugurou nesta quinta-feira (25/10), uma unidade de qualificação profissional em Mangaratiba, na Região da Costa Verde. Com investimento de R$ 1.992.946 em infraestrutura, a escola vai formar até 2.120 profissionais por ano.

Estiveram presentes na cerimônia o governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito de Mangaratiba, Carlos Alberto Graçano, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, o presidente da Faetec, Miguel Badenes, e o vice-presidente, Gilson Rodrigues, além de diversas autoridades.

– É uma alegria imensa vir a Mangaratiba entregar uma obra como essa. Só com a educação a gente transforma a sociedade. E, apenas nesta semana, assinamos a criação de 61 escolas profissionalizantes em tempo integral. Tudo isso depois de o Brasil e o estado atravessarem a maior crise de sua história. Enfrentamos essa situação com grande determinação e agora começamos a colher os frutos – afirmou o governador Pezão.

Em uma área de 987,44 m², a unidade de Mangaratiba conta com oito laboratórios (Montagem e Manutenção de Computador, Informática, Camareira, Garçom, Barman, Carpintaria de Pequenas Embarcações, Laminador de Embarcações, Mecânico de Motores - Diesel e Gasolina), duas salas de aula e uma sala de estudo.

 

Presidente da Faetec, Miguel Badenes, destaca a área vocacional da unidade

Foto: Felipe Correa

Durante a cerimônia, o secretário de Estado Gabriell Neves destacou o avanço conseguido pelo Governo do Rio em concretizar obras após o acordo de recuperação fiscal.

– Inaugurar esta unidade é mais uma demonstração de superação que o governo do estado fez ao longo do último ano com o regime de recuperação fiscal. Foi através desse trabalho que a Faetec alcança estabilidade e consegue pagar tudo aquilo que estava deficitário. Além disso, vamos finalizar o ano ainda inaugurando equipamentos e entregando obras, dando novas possibilidades para sociedade – disse o secretário da pasta, Gabriell Neves.

As qualificações profissionais serão voltadas aos setores de Hospitalidade, Turismo e Lazer e Serviços Náuticos. As formações variam de 10 a 20 semanas. Esta semana, mais de 200 moradores da cidade já iniciaram os cursos de Informática - Ambiente Windows I, Inglês Básico, Montador e Reparador de Computadores.

– É um ganho para a cidade ter uma unidade com capacidade para preparar mais de dois mil profissionais em cursos que promovam a indústria do turismo. A unidade foi pensada e construída de forma que atendesse os anseios da comunidade local e a demanda de profissionais nos grandes empreendimentos da Região – garante Miguel Badenes, presidente da Fundação.

 

A moradora Larissa Carvalho faz o curso de inglês na Faetec Mangaratiba 

 A partir de 2019, a unidade oferecerá os cursos de Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro Industrial, Garçom, Bartender, Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Laminador de Embarcações, Mecânico de Motores Marítimos – Gasolina, Mecânico de Motores Marítimos – Diesel, Carpintaria de pequenas embarcações, Montador e Reparador de Computadores, Instalador e Reparador de Redes de Computadores.

– Eu já conheço a história da Fundação e o quanto ela é conceituada. Para nós, da cidade, é um privilegio ter uma unidade com esta estrutura, tão perto de casa, e com a facilidade de não precisar pagar para estudar. Muita gente desejava ter essa chance de se profissionalizar e melhorar o currículo, mas não tinha condição financeira. Esta unidade vai ajudar não só a mim como aos meus irmãos mais novos – comemora Larissa Carvalho, 21 anos, a mais nova estudante da unidade no curso de inglês.

A unidade da Faetec está instalada Rua Frei Afonso, s/no, Praia do Saco – Mangaratiba.