Faetec apresenta manuais práticos de gastronomia

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) apresentou na segunda-feira (26) Cadernos de Gastronomia que unificam as ações pedagógicas e administrativas voltadas aos cursos da área na Rede. O lançamento aconteceu nas dependências da Escola de Gastronomia e no Auditório da unidade Favo de Mel e reuniu professores, nutricionistas e chefes de cozinha da Fundação.

Os manuais foram elaborados pela Diretoria de Formação Inicial e Continuada (DIF) em parceria com a Divisão de Alimentação Escolar (DAE), com o objetivo de organizar, sistematizar e unificar os conteúdos programáticos dos cursos voltados para os setores de serviços de alimentação e bebidas dos Eixos Tecnológicos de Hospitalidade, Turismo e Lazer e Produção Alimentícia.

– Este trabalho iniciou em 2016 numa ação conjunta entre professores e coordenadores das unidades, liderada pela equipe técnica da DIF, a partir da necessidade de consolidação de um trabalho já realizado de forma individual pelas unidades, e visando conferir à Faetec uma identidade na área – explica Marta Gomes, diretora da DIF, na coletânea que será distribuída nas escolas com cursos de culinária.

Foto: Felipe Corrêa

Ao todo, sete livros práticos foram confeccionados sobre Auxiliar de Cozinha, Bartender, Confeiteiro, Cozinheiro, Padeiro, Salgadeiro, Subchefe de Cozinha. Eles trazem desde receitas tradicionais até cardápios criados por alunos durante os cursos. São apresentados ingredientes, técnicas e processos de preparo de cada prato.

Para Patrícia Coutinho, chefe da DAE, este material visa auxiliar as equipes pedagógicas nas aulas práticas. Ele será mais um complemento em cursos que apresentam na matriz curricular conceitos de alimentos, higienização e manipulação dos produtos, métodos de preparo e utensílios que devem ser utilizados em cada técnica de culinária.

– As receitas produzidas nas unidades imprimem a personalidade dos professores de cada curso. Por isso reunimos os pratos mais produzidos em sala de aula. Não queremos engessar o trabalho dos chefes com esses manuais, mas padronizar, para que possamos atender melhor aos anseios da turma. É importante dizer que esses cadernos não estão fechados. Eles estão abertos a dicas e interações dos profissionais da Rede – garantiu, Patrícia Coutinho.

Durante o evento, foram oferecidas ainda palestras sobre profissões na Gastronomia e Empreendedorismo; e workshops de Hambúrguer Artesanal, Serviços Flambê e Sobremesas.