Nova gestão da Faetec terá foco no social e grade curricular voltada para mercado

Secretário Leonardo Rodrigues se comprometeu a trazer inovação e criatividade para a gestão da entidade, além de reformar as unidades

A grade curricular da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) será reformulada para formar profissionais de acordo com a demanda do mercado. O compromisso foi assumido pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, em reunião de apresentação dos gestores da pasta à equipe da fundação, nesta quinta-feira (17). Para isso, a Secti está formando uma equipe de engenheiros e professores que vai visitar os polos industriais do estado e identificar as reais necessidades de cada empresa.

“Vivemos em constante evolução tecnológica e profissional. As ideias mudam, temos startups e movimentos criativos que precisam ser valorizados e trazidos para a escola técnica”, afirmou o secretário, para um auditório lotado com dezenas de funcionários, em sua maioria professores e diretores de escolas. “Nosso objetivo é deixar de criar cursos por vocação regional, porque muitas vezes as vagas já estão saturadas”, explicou.

O secretário reafirmou que recuperar a Faetec é prioridade não somente de sua pasta, mas também do governo estadual, e que isso acontecerá por meio de um choque de gestão e de investimentos. “Para uma gestão eficiente e com resultados é preciso empreender e ser criativo. Vamos identificar as oportunidades de cada unidade, sem esperar cair nada do céu.”

Leonardo Rodrigues é o atual secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Felipe Correa

A ideia é transformar a Faetec num parque tecnológico e industrial, em parcerias com empresas, com o objetivo de colocar o jovem no mercado de trabalho. E trazer a comunidade, em especial os alunos das escolas públicas, para dentro de suas unidades. “Vamos construir um ambiente produtivo, com foco no social. Vamos buscar aqueles que necessitam de uma oportunidade, muitas vezes tirando das ruas.”

Outro compromisso assumido pelo secretário é realizar um levantamento da situação estrutural das unidades da Faetec – são mais de 130 – e reformá-las. “Isso é um compromisso, não uma promessa. E vocês devem cobrar do seu secretário, do seu presidente, de cada responsável. Não vai ter desculpa de que não vai ter recursos. Vamos ser criativos e buscar parcerias”.

A nova equipe de gestão é formada pelo vice-presidente educacional, Rogerio Pires; presidente, Fernando Marinho; secretário da pasta, Leonardo Rodrigues; vice-presidente administrativo, Gilson Rodrigues; e subsecretário de Políticas Públicas e  Ensino Tecnológico, Romulo Massacesi (da esquerda para direita)

Comunicação

O secretário enfatizou a importância de uma boa comunicação para levar a comunidade para dentro da Faetec: “Precisamos interagir, informar esses jovens que eles têm aqui na Faetec uma oportunidade”. E uma das ferramentas para essa interação será o novo site da instituição, apresentado pelo presidente, Fernando Marinho. Ainda em construção, o canal terá mais funcionalidades, com áreas específicas para funcionários e alunos, além de conter o mapeamento de todas as unidades, com dados aprofundados como cadastro, inventário e patrimônio.

Marinho agradeceu aos funcionários pelo apoio recebido nos tempos de crise financeira do estado: “Só sobrevivemos graças a vocês, mas agora o esforço é outro. Estamos preparando alunos para um mercado que está batendo à nossa porta, vamos tirar essa gurizada das ruas, combater a criminalidade”. O presidente assegurou que será possível transformar a Faetec em referência nacional e, se possível, internacional.

Fernando Marinho assume a Presidência da Faetec

No encontro, os funcionários conheceram a nova estrutura da instituição, sob a aba do subsecretário de Políticas Públicas e Ensino Tecnológico, Rômulo Massacesi. “As coisas acontecem de verdade é nos municípios, por isso iremos diretamente a eles para conversar com prefeitos e empresas e identificar as demandas”, afirmou Rômulo.

A Faetec passa a contar com dois vice-presidentes: Gilson Rodrigues, Administrativo, e Rogério Pires, Educacional. Desde 2012 na Faetec, Gilson acumulou funções na última gestão, como único vice-presidente, e Rogério é ex-aluno e funcionário há 20 anos.

Os dois concordam que a Faetec tem tudo para se tornar referência na educação. “Vislumbro sim dias melhores, acredito no plano do estado para a educação técnica profissional no Rio de Janeiro”, afirmou Gilson. Rogério concorda que a instituição deve buscar esse objetivo e aposta na construção de parcerias. “Estou conversando com a Fundação Cecierj para retomarmos a qualificação e o ensino a distância, e também buscando parcerias com empresas privadas na área de telefonia.”

Gestores e servidores lotaram o Teatro Abdias Nascimento para conhecer o programa de gestão da Rede 2019/2022