Faetec e Prefeitura de Teresópolis vão qualificar mão de obra seguindo vocações municipais e necessidades das empresas

Teresópolis será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter um levantamento, junto aos empresários, de demanda de mão de obra visando à elaboração dos perfis profissionais mais solicitados no município. Esse foi o tema do encontro entre o Prefeito Vinicius Claussen, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg, o vice-presidente educacional da Faetec, Rogério Pires, e a gestora da Faetec Teresópolis, Carolina Jahara Braga, realizado na tarde desta terça-feira (20).

Um encontro empresarial com os governos estadual, por meio da Faetec, e municipal vai levantar as principais demandas de capacitação na cidade para ofertar cursos profissionalizantes, como explica o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg.

– É um projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado. Teresópolis será a primeira cidade a receber esse modelo de interação entre Faetec e setor privado para aprimorarmos os cursos ofertados em conjunto com as vocações econômicas da cidade, principalmente Agricultura, Turismo, Tecnologia e, claro, Educação – disse, Oberg.

O vice-presidente educacional da Faetec, Rogério Pires, disse ver na gestão municipal uma determinação muito grande em transformar Teresópolis, principalmente do que diz respeito à Educação.

– O Prefeito Vinicius Claussen está alinhado com o nosso secretário de Ciência e Tecnologia, sobretudo no que tange o fornecimento de mão de obra, por meio da Faetec, para o mercado produtor. Essa aproximação facilita formar e capacitar o aluno para o mercado de trabalho local – destacou, Pires.

Encontro entre autoridades do governo e do mercado empresarial

Para Carolina Jahara Braga, gestora da Faetec Teresópolis, as parcerias trazem mais crescimento para o município.

– As diretrizes que estão sendo tomadas fortalecem a melhoria da mão-de-obra e qualifica o profissional para inserção no mercado de trabalho, alavancando cada vez mais o município – concluiu Carolina Jahara.

O novo encontro entre a Classe Empresarial de Teresópolis, Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia, Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e Faetec acontecerá em março, em data que será divulgada em breve.