Semana de comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down na Faetec

Teve música, exposição, sessão de cinema, diversão e muito aprendizado para alunos da Faetec Favo de Mel na Semana do Dia Internacional da Síndrome de Down – celebrado em 21 de março. Na agenda de atividades, os estudantes participaram até de programa de televisão. Nesta sexta-feira (22), uma visita guiada ao Palácio Guanabara encerra o calendário de eventos em comemoração à data.

– Esta é mais uma importante semana para propormos a reflexão sobre a Síndrome de Down na sociedade, inclusive, com a quebra de ‘tabus’. Estão sendo realizadas atividades lúdicas e interativas que valorizam as vocações dos alunos atendidos pela Rede – explica Gilson Rodrigues, vice-presidente administrativo da Faetec.

A programação da semana começou na segunda-feira (18), com a realização de um fórum para a eleição dos alunos representantes no Comitê do Conselho Escolar. Já na terça-feira (19), foram promovidas oficinas com as famílias para que discutissem o tema “Sexualidade e a pessoa jovem e adulta com DI”.

Desvendar mitos e verdades sobre a Síndrome de Down esteve entre as atividades mais importantes. Os alunos se apresentaram em vários departamentos da Faetec, mostrando que sua condição não é um impedimento na realização de qualquer serviço e que eles levam uma rotina comum dentro e fora das salas de aula.

“Trabalho, estudo e ainda arrumo casa”, compartilha Débora Camila de Souza com servidores da Fundação ao falar sobre sua rotina. “Adoro sair, viajar com a família e ir pra balada. Fiz curso um de Hotelaria e hoje trabalho com Buffet. Meu sonho é ser advogada; e digo que isso não vai demorar muito, pois já estou estudando para que aconteça logo” completa.

A projeção de um filme sobre o tema e a montagem da Exposição Permanente “Mitos e Verdades sobre a Síndrome de Down” animaram a quarta-feira (20) dos estudantes da Favo de Mel. Uma das mães que participavam da atividade contou como inicialmente teve dificuldade em aceitar condição do filho.

– Eu era uma mãe inconformada até minha vizinha me indicar a Faetec. Não acreditava que haveria alguma mudança na vida do meu filho. Hoje, meu pensamento está totalmente modificado, sou uma pessoa mais aberta a entender a condição dele. É uma criança feliz e inteligentíssima. Faz tudo dentro em casa, trabalha como jovem aprendiz e ainda passeia com os amigos. Agradeço a Favo de mel pelas oportunidades que deu ao meu menino – conta Maria das Graças, responsável pelo aluno Rodrigo.

Participação no programa “Encontro com Fátima Bernardes”

E, quando a semana já estava quase completa de atividades, mais uma surpresa: os alunos realizaram o sonho de ir ao programa “Encontro com a Fátima Bernardes” e conhecer a apresentadora. O desejo foi atendido na manhã dessa quinta-feira, data que marca a luta pela inclusão das pessoas com três cromossomos 21.

– Fique emocionado com tanta força de vontade e tantos sonhos sendo conquistados por nossos alunos. A rede de ensino  Faetec está à disposição de todos os jovens que querem aprender, crescer  e ter uma profissão. Relatos emocionantes como de Debora, que sonha ser uma advogada, nos empolga e mostra que nosso futuro só avança – destaca Fernando Marinho, presidente da Faetec.

Desde 2013, a Favo de Mel vem desenvolvendo um trabalho de inclusão laboral com resultados significativos para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com a oferta de cursos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Cozinha e Reprografia, dezenas de estudantes trabalharam em empresas públicas e privadas.

– Trabalho em São Cristóvão tirando copia de documento e meu sonho é trabalhar no fórum. Adoro fazer serviços de casa e, nos meus tempos vagos, ajudo a cuidar do meu sobrinho que é bem levado. Tenho uma vida bem agitada, mas isso não me atrapalha, ao contrario, eu fico feliz em mostrar que eu sou igual a todos – afirma a estudante Priscila da Silva Freitas.