Parceria da Faetec com rede estadual de educação começa por Mesquita

 Entre as escolas previstas para receber cursos profissionalizantes no contra-turno está o Colégio Estadual Brasil

Os secretários Leonardo Rodrigues, de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Pedro Fernandes, de Educação, junto com o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, deram início na manhã desta segunda-feira (6) à parceria que vai levar ensino técnico e profissionalizante aos colégios estaduais. Para ouvir professores, funcionários e estudantes, eles visitaram os colégios Vila Bela, Brasil e D. Pedro I, e o Ciep 111 - Gelson Freitas, em Mesquita, município da Baixada Fluminense onde será implantado o projeto-piloto dessa iniciativa.

A parceria se dará por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) que, a partir de um estudo da capacidade das unidades e das necessidades dos alunos, oferecerá um cardápio de cursos para os contraturnos das escolas. O projeto abrangerá os 10 colégios estaduais de Mesquita, oito deles em período integral. "É muito legal quando a gente ouve dos jovens que eles querem qualificação, o que significa garantir um certificado, possibilidades de emprego e um futuro melhor à nossa juventude. Estamos virando esse jogo”, afirmou Leonardo Rodrigues.

"Vamos encurtar a distância do ensino formal para o profissionalizante: queremos oferecer um modelo híbrido, em que o aluno possa escolher entre o período integral e o ensino técnico opcional, de acordo com seu perfil. Vamos começar de forma tímida, mas a Faetec se fará presente na rede estadual, será uma parceria muito boa", completou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

 

 

O secretário de Educação, Pedro Fernandes, garantiu que cobrirá os custos de transporte dos alunos que optarem por cursos disponíveis somente em unidades da Faetec longe de seu próprio colégio. E aproveitou para anunciar que o estado está finalizando licitações para a compra de 23 mil aparelhos de ar-condicionado para as salas de aula, e para adquirir 120 ônibus para atividades extra-classe.

"Este ano estamos focando na parte pedagógica, e ano que vem vamos nos debruçar sobre a administrativa", contou Pedro, que pretende contratar mil porteiros egressos das forças armadas, digitalizar todos os documentos da rede de educação e entregar 16 novas unidades em 2020. "Mais do que nos últimos 17 anos", comemorou.

Informática e enfermagem são alguns dos cursos de interesse dos alunos, que tiveram a oportunidade de apresentar suas habilidades, em apresentações de música e jogos e vôlei e pingue-pongue. Acompanhados de técnicos de suas pastas, os secretários visitaram salas de aula, laboratórios, quadras esportivas e bibliotecas, e ouviram outras reivindicações dos funcionários, como reformas em quadras de esportes, troca de fiações elétricas e até a compra de cadeiras. Acompanharam as visitas os vereadores do município Leonardo Andrade, Professor Max e Vandinho.