Faetec cria Gabinete na Escola para ouvir sugestões de alunos e servidores da Rede

A primeira unidade a ser visitada foi a Faetec Henrique Lage, em Niterói

Com o objetivo de aproximar a comunidade escolar à nova gestão da Faetec, o presidente da instituição, Romulo Massacesi, criou o Gabinete na Escola para realizar visitas técnicas e conhecer de perto a rotina das unidades. Uma vez por semana, a Presidência da Fundação ficará durante todo o dia na instituição escolhida, com sua comitiva composta pelas Vice-presidências Administrativa e Educacional e diretorias, em busca de soluções imediatas às necessidades enfrentadas nas áreas pedagógica, administrativas e de infraestrutura.  Inicialmente, a meta é visitar todos os grandes complexos da Rede, e a primeira unidade escolhida para receber o projeto foi a Escola Técnica Estadual Henrique Lage, no bairro Barreto, em Niterói, na Região Metropolitana, nesta terça-feira (7).

O presidente percorreu todas as instalações do Campus de Barreto, visitando as unidades escolares do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Romulo Massacesi conheceu salas de aula, laboratórios e a futura sede da biblioteca, que será inaugurada no fim deste semestre. Em seguida, visitou o histórico prédio principal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde é administrada a Educação Básica no complexo.

Após essa visita técnica, os servidores e a comitiva da Presidência se reuniram por duas horas para apresentar as principais demandas do campus. Foram solicitadas a reposição das vagas de pessoal do quadro administrativo, a contratação de pessoal para a cozinha e de serviços gerais; a troca de freezers e a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado; pranchetas de desenho e bancos, além de reformas pontuais no campus da Rede, como aparar a grama e reformar a grade da quadra de esportes.

– Saímos da sede para estarmos perto dos alunos, dos professores, diretores e dos técnicos administrativos. Queremos saber quais são as principais demandas de cada instituição, conhecer a fundo os problemas e resolvê-los. Precisamos que todas as dificuldades sejam apontadas nessas visitas do Gabinete Itinerante. Não estaria aqui se não fosse para trabalhar. O momento é de unir forças para a melhoria e reconstrução de toda a Rede. É na unidade que a gente dialoga com a comunidade – ressaltou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

Já para o diretor da Faetec Henrique Lage, Carlos Eduardo Martins Mesquita, a visita do presidente é vista com esperança para obter melhorias nas instalações do campus. “É muito importante para a nossa comunidade receber a equipe da alta direção e mostrar a nossa realidade. A Rede precisa que o presidente tome a ciência de tudo que está acontecendo. Sabemos que não se resolve tudo de uma hora para outra, e a gente entende isso, mas temos a esperança de sermos atendidos nos pedidos de melhoria da unidade”, afirmou Mesquita.

Romulo Massacesi adiantou que esta semana ainda será convocada uma equipe para realizar os reparos emergenciais na Faetec Henrique Lage. Além disso, destacou que não existem mais problemas de falta de merenda na instituição. “Estamos lutando para que o aluno saia da Faetec com toda a base. Até 2019 espero estar com o corpo docente ampliado e com novas modalidades de cursos profissionalizantes. Em 2020, reestruturaremos a parte administrativa. Precisamos fazer escolhas nesse primeiro momento”, revelou o presidente.

As próximas unidades que receberão o Gabinete Itinerante ainda neste semestre já estão definidas: Complexo de Marechal Hermes, com as Escolas Técnicas Estaduais Visconde de Mauá e Oscar Tenório e a unidade de Ensino Fundamental Visconde de Mauá; a Escola Técnica Estadual de Bacaxá, em Saquarema; a Faetec Petrópolis; o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense; o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), localizada no bairro Maracanã; e o campus de Santa Cruz, na zona Oeste do Rio.