Alunos da Faetec Marechal Hermes fazem lançamento de foguetes

 

Alunos dos cursos Técnicos de Eletrônica e Eletromecânica das unidades da Faetec, em Marechal Hermes, realizaram, na última semana (dias 13 e 17), lançamentos de foguetes no campo ao lado da escola. A atividade fez parte da Jornada Prometheus que tem o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento dos estudantes no desenvolvimento de pesquisa, debate, reflexões e ações voltadas à ciência.

A atividade, além de compor a Jornada Prometheus, ocorreu paralelamente à Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – uma olimpíada experimental que consiste em construir e lançar foguetes. No projeto, os projéteis e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

– Na primeira fase, o foguete criado pelos alunos atingiu os 50 metros exigidos pela organização. Na segunda, o projétil deveria alcançar mais de 100 metros, o que não ocorreu. De toda forma, os nossos alunos estão de parabéns, pois como iniciantes conseguiram lançar o foguete a uma distância de 79 metros e, comparando a outros grupos estreantes, tiveram a melhor colocação – explicou Robson Barroso, professor de informática e coordenador do projeto Promotheus.