Faetec e Liesa iniciam parceria para lançar Escola de Carnaval

Reuniram-se nesta quinta-feira (23) o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, o vice-presidente Gilson Rodrigues, e o diretor de Carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro  (Liesa), Elmo José dos Santos, para afinar os detalhes do projeto Escola de Carnaval. O projeto piloto deve ser lançado ainda neste primeiro semestre com a oferta de cursos que irão qualificar profissionais para trabalhar nos barracões das escolas de samba.

– Queremos levantar a necessidade de mão de obra e qualificar os profissionais que trabalham e fazem o Carnaval do Rio. É um projeto piloto que visa formar profissionais com a chancela do Governo do Estado, por meio da certificação da Faetec – avalia Romulo Massacesi.

Serão oferecidas 200 vagas em diversos cursos voltados ao mundo carnavalesco. Inicialmente, serão disponibilizadas oportunidades para Idiomas (Inglês, Espanhol e Frances), Costura e Segurança do Trabalho. Para diretor de Carnaval Elmo dos Santos, essa parceria vai atender uma carência de profissionais do setor.

– Esse projeto é um sonho antigo da Liesa. Uma parceria que é boa em todos os sentidos: é bom para as escolas como também para a comunidade do entorno. Além de atender à carência que temos de profissionais, estaremos dando a oportunidade da população depois andar com suas próprias pernas – destaca Elmo dos Santos.

Os cursos serão ofertados na Cidade do Samba, sendo oferecidas as aulas teóricas em salas de aula e a prática em barracões, com o apoio das escolas de samba interessadas. A grade curricular está sendo montada com a especificidade da vertente do Carnaval. A ideia é que as opções de formação ampliem ao longo da parceria.

O discurso do vice-presidente da Faetec, Gilson Rodrigues, que estava presente na reunião para discutir a execução do projeto, é de otimismo. “A gente está falando de empregabilidade. É um resgate da autoestima do cidadão a partir da educação e profissionalização apresentada pela Fundação”, diz Rodrigues.