Faetec promove reunião com gestores para a divulgação do manual de orientações e normas de qualidade dos alimentos

 

Na última quarta-feira (5) foi realizada uma reunião com os gestores de cinco escolas da Rede Faetec para a aplicação de novas metas de trabalho na cozinha para o controle e a qualidade dos serviços oferecidos para os alunos e servidores.

A nutricionista da Faetec Adriana Gomes apresentou o Manual de Orientações Técnicas com os principais procedimentos para o recebimento dos alimentos nas instituições. A estocagem adequada dos alimentos; noções de higienização para o trabalho na cozinha; a divulgação e o cumprimento do cardápio realizado pelas nutricionistas. "O que nós queremos com esse encontro é garantir a saúde e o bem-estar dos alunos, por meio das preparações adequadas e saudáveis", destacou Gomes.

A chefe da Divisão de Alimentação Escolar da Faetec, Patrícia Coutinho, destacou uma experiência realizada na Faetec Juscelino kubitschek sobre a importância de conscientizar os alunos sobre o desperdício de alimentos no prato de cada um. Em um dia, foram descartados 8.4 kg de alimentos. Após a descoberta desse desperdício, as nutricionistas fizeram uma campanha de educação alimentar em toda a instituição apresentando dados e pesquisas sobre a fome no Brasil. Com isso, caiu em 50% o desperdício de alimentos entre os alunos.

– É muito importante pensar em campanhas de conscientização aos alunos para o desperdício de alimentos. Várias outras escolas pensaram em campanhas parecidas e conseguiram reduzir o desperdício – comemora Coutinho.

Para o estoquista da Faetec Ferreira Viana Ubiratan de Castro, o encontro possibilitou conhecer novas normas para qualidade do seu trabalho na instituição. “É preciso ter boa vontade, sinto que as coisas estão mudando e para melhor. Agora, veremos o trabalho sendo executado na prática”, destacou Castro.

Os gestores presentes no evento foram das Escolas Técnicas Estaduais: Amaury Cesar Vieira; Adolfo Bloch; Juscelino Kubitschek; Ferreira Viana e do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj).