Faetec esclarece demanda de fornecimento de merenda nas unidades

 

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) esclarece que não existe falta plena de merenda nas unidades da Rede. O fornecimento ficou irregular neste início de ano, em função de uma dívida da gestão anterior do Estado com a empresa prestadora do serviço, e não do atual governo. E buscando solucionar o problema, a nova gestão deu início a três processos de licitação para contratação de novos fornecedores.  A solução do processo não foi imediata porque, por se tratar de uma troca de governo, foi necessário esperar aprovação do novo orçamento, o que só ocorreu em fevereiro de 2019. Devido à importância de que se trata o objeto, o rigor na avaliação nas empresas pelas nutricionistas da rede se faz necessário. Os recursos impetrados também atrasam a finalização, assim como a própria tramitação licitatória que deve primar pelos princípios da administração pública implicam em um tempo hábil.  

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, ressaltou que está se empenhando para sanar todos os problemas encontrados nas unidades. “Já há um contrato vigente desde semana passada regularizando o fornecimento de insumos nas unidades Volta Redonda, Iserj, Ferreira Viana, Adolpho Bloch e Juscelino Kubistschek. Por isso, não procede a falta de insumos no Iserj. No cardápio de segunda-feira, foi servido arroz, feijão, macarrão e ovo mexido. As irregularidades que ainda ocorreram ainda esta semana no abastecimento se deram em função de adequações pontuais de início de contrato”, afirmou Massacesi.

No caso de Marechal Hermes, a unidade recebeu a merenda hoje (11).  A escola ainda está sendo atendida pela empresa contratada na gestão anterior, cujo contrato finaliza em 25 de junho. Nessa escola, o abastecimento não foi interrompido, embora possua falhas que impliquem no cardápio oferecido aos alunos. Diante disso, há um grande esforço da gestão para que as refeições não deixem de ser servidas, ainda que haja repetições no cardápio. Além disso, há dois processos licitatórios na fase de conclusão para o fornecimento de merenda que irá normalizar a situação o mais rápido possível com a habilitação de novos fornecedores.