Governo do Estado inaugura Polo Integrado Tecnológico da Faetec e da Fundação Cecierj em Barra do Piraí

O município de Barra do Piraí, na Região do Médio Paraíba, ganhou nesta quarta-feira (12), uma nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e da Fundação Cecierj, instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A solenidade contou com a presença do secretário da pasta, Leonardo Rodrigues; do presidente e vice-presidente da Faetec, Romulo Massacesi e Gilson Rodrigues, respectivamente; do presidente do Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky; do prefeito da cidade, Mário Reis Esteves; e do deputado estadual Gustavo Tutuca, além de vereadores do município.

A Faetec Barra do Piraí – Polo Integrado Tecnológico irá capacitar cidadãos fluminenses em cursos de Qualificação Profissional, de Ensino Técnico de Nível Médio e de Educação Superior, gerando oportunidades e inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Durante seu discurso, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, afirmou que a Faetec - Barra do Piraí trará inclusão social aos moradores da região.

– Esta unidade mudará a vida de milhares de pessoas que precisam de formação Técnica e de Graduação qualificada. Formaremos os profissionais das nossas cidades do interior aqui, e isso representa qualidade de vida, pois eles não precisarão buscar os grandes centros para ter educação, além de criar um movimento econômico para a cidade – disse.

O secretário adiantou ainda que uma nova escola da Rede será inaugurada no próximo mês. "Vamos inaugurar a unidade da Faetec em Japeri, na Baixada Fluminense. Nós temos responsabilidade com dinheiro público, uma escola não pode ficar parada ou destruída, enquanto existem pessoas precisando de formação técnica e de graduação" avalia Rodrigues.

Em Barra do Piraí, serão oferecidos cursos profissionalizantes em: Informática; Robótica; Excel; Matemática Financeira com Excel e Montador, Reparador de Computadores. Já para o Ensino Técnico de Nível Médio serão destinadas as formações no eixo de Gestão e Negócios. Na área da Educação Superior, os cursos serão de Graduação em Tecnologia.

Trazer para a cidade de Barra do Piraí um equipamento de fomento à educação e ao trabalho transformará a vida da população local na visão do presidente da Faetec Romulo Massacesi.

– Precisamos de formação profissional de qualidade, para que os nossos jovens possam encarar o mercado de trabalho. E esta é a função da Faetec: oferecer educação técnica e gratuita com excelência. Não podemos pensar somente nos grandes centros, se faz necessário estender a educação técnica profissional aos municípios do interior. O meu desejo é que o povo de Barra do Piraí usufrua de todos os cursos e sigam para o mercado de trabalho de cabeça erguida, sabendo que estão muito bem qualificados – pontua Massacesi.

Para o presidente do Cecierj Carlos Eduardo Bielschowsky, a inauguração do novo espaço trará grandes conquistas.

– Essa inauguração é muito importante para a Fundação, não só por oferecermos um local mais moderno para os nossos alunos, mas por conseguirmos juntar o Cederj e o Ceja no mesmo lugar e porque agora teremos condições de ampliar a oferta de cursos na região – sublinhou o presidente Bielschowsky.

O prédio do Polo Integrado Tecnológico de Barra do Piraí possui três andares, sendo o térreo e o primeiro andar destinados à Fundação Cecierj, com cerca de três mil metros quadrados. Esses espaços abrigarão o Polo Integrado do Cederj e também o Ceja da cidade. O terceiro andar contará com as instalações da Faetec.

O espaço de 1.196 m² da Faetec será composto por nove salas híbridas; laboratório de Arquitetura de Redes de Informática; três salas de pesquisa; além de áreas de coordenação pedagógica; de coordenação de estágio; de Distribuição de Material Didático e outras destinadas aos setores administrativos.

– Agradeço a todos os envolvidos que batalharam para a entrega da unidade Faetec de Barra do Pirai. Foram cinco anos em que este espaço esteve fechado e a população perdendo um equipamento como esse. Mas, agora, teremos uma faculdade pública em nossa cidade, os moradores daqui e das regiões próximas só têm a ganhar com os cursos de graduação e profissionais que serão oferecidos – avalia o prefeito de Barra do Piraí, Mário Reis Esteves.

Faetec Barra Mansa

Depois da inauguração do Polo Integrado de Educação da Faetec de Barra do Piraí, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, e o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, visitaram a unidade da Rede em Barra Mansa, região do Médio Paraíba.

Os gestores conheceram todas as instalações da instituição, como salas e laboratórios. Depois foram à Faculdade de Educação Tecnológica do Estado Rio de Janeiro (Faeterj) Barra Mansa, que conta o curso de Sistemas para Internet com Foco em Empreendedorismo Digital.