Faetec Ilha do Governador realiza formatura para alunos dos cursos do Pronatec

Na tarde da última sexta-feira (14), a Faetec da Ilha do Governador - Unidade Cocotá entregou os certificados para 111 formandos dos cursos promovidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Foram oito cursos ofertados pela escola: Espanhol Básico; Inglês Básico; Manicure e Pedicure; Cuidador de Idosos; Assistente Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; Assistente de Logística; Montador e Reparador de Computador. Todos os cursos foram gratuitos, com carga horária que varia entre 160 e 200 horas, e que correspondem a 10 e 20 semanas de duração.

A abertura da cerimônia contou com a execução do Hino Nacional. Depois, foi lida pela professora Cristina Torres uma mensagem da Faetec aos formandos com frases de motivação por terem chegado ao fim do curso e parabenizando o talento e força de vontade. Após a mensagem, foi a vez dos alunos receberem seus certificados.

Para a formanda Lídia Helena Ribeiro, moradora de Bonsucesso, o curso abriu portas. "Eu amei o curso de Cuidador de Idosos. Fiz o curso porque sei que tem mercado. Terminei o curso e já estou cuidando de uma vizinha minha que está com câncer. Ela me paga um valor simbólico, mas já estou treinando. Estou esperando uma entrevista que uma colega me indicou para trabalhar numa clínica na Tijuca. Estou ansiosa e vou seguir essa profissão sim", comemorou Ribeiro.

 

 

Há oito anos coordenando a unidade, Isabel Cristina Gomes destacou a importância dos cursos de qualificação profissional. "Muitas pessoas aqui estão sem trabalho e com estes cursos irão entrar no mercado de trabalho mais rápido. Isso é muito gratificante para nós", afirmou Gomes.

A professora do curso de Assistente Administrativo, Cátia Maciel ressaltou a importância dos cursos de pouca duração para os alunos. "Vi, em sala de aula, que consegui passar aos alunos um resultado positivo a partir das experiências vividas por mim como profissional. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no Rio, o mercado de trabalho necessita de formação qualificada", disse Maciel.

Por meio do Pronatec, os estudantes receberam material didático e ajuda de custo nos dias de aula para as despesas de transporte e alimentação.

Segundo o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, é de extrema importância a união do Governo Federal com o Estado para ofertar qualificação pelo Pronatec. “Os cursos profissionalizantes visam habilitar, aperfeiçoar e atualizar o aluno que está em busca do primeiro emprego ou que tem pressa em reingressar nos postos de trabalho”, afirmou Massacesi.