Faetec e Le Cordon Bleu selecionam dez novos bolsistas do Curso Cordontec

Mais de três mil candidatos se inscreveram para o processo seletivo

Dez novos bolsistas foram selecionados para estudar gratuitamente na Le Cordon Bleu no segundo semestre de 2019. O processo para o ingresso na escola internacional de gastronomia acontece por meio de uma parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão veiculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se encerrou na última quarta-feira (26/06). Os candidatos aprovados são estudantes de baixa renda, com idade entre 18 e 35 anos, e irão estudar no curso Cordontec, da conceituada escola de gastronomia.

A formação profissional, incluindo currículo e metodologia, é idêntica à aplicada nas unidades do instituto no exterior. O curso Cordontec, com carga horária de 800 horas, vai ensinar técnicas de pâtisserie, cuisine, boulangerie e serviço de salão. Ao final, os estudantes receberão certificado de conclusão emitido pelo Le Cordon Bleu e Faetec.

– Poder estudar gratuitamente numa das melhores escolas de gastronomia do mundo é a chance que esses alunos terão em mudar as suas vidas e carreiras. Desejo todo o sucesso para cada um deles nessa nova jornada e fico muito feliz em confirmar que a educação é a via concreta para transformação de pessoas e lugares – pontua Romulo Massacesi, presidente da Faetec.

Mais de três mil candidatos se inscreveram para o processo seletivo. Entre os requisitos para os critérios de admissão na Escola Internacional de Gastronomia, os participantes tiveram que comprovar renda familiar de até quatro salários mínimos, ter concluído integralmente o ensino público no Rio de Janeiro e apresentar uma declaração de hipossuficiência. Os selecionados tiveram que cumprir ainda outas etapas, passando por provas objetivas de Português, Matemática e a última fase da seleção, que foi o teste de aptidão técnica aplicada pela Le Cordon Bleu.

Alunos Yasmine Santose Guilherme Lopes selecionados para estudar no segundo semestres no Le Cordon Bleu

Fotos: Felipe Corrêa

Novos Bolsitas da Le Cordon Bleu

Inicialmente, a escola ofereceria cinco bolsas de estudos, mas após os cinco primeiros colocados terem sido anunciados, a Diretora Geral da Cordon Bleu Brasil, Sofia Mesquita, informou que a escola abriria outras cinco bolsas e contemplaria ao total dez alunos.

– Hoje é um dia importante para a nossa Instituição. Nós fizemos um conselho e decidimos abrir mais cinco vagas. Espero que todos os selecionados aproveitem essa oportunidade, porque muitas pessoas gostariam de estar em seus lugares. Agora vocês já fazem parte da família Le Cordon Bleu – sublinhou Mesquita.

Yasmine Santos, moradora do Vidigal, foi uma das ganhadoras da bolsa integral. Ela revelou que desde criança sempre gostou do mundo da gastronomia, e por ter os pais com culturas distintas, onde a mãe é Maranhense e o pai Africano, a diversidade culinária sempre esteve presente em sua casa.

– Eu amo a gastronomia, adoro cozinhar todos os tipos de comida e o curso da Le Cordon Bleu vai me proporcionar à técnica necessária para ser uma profissional qualificada neste ramo. Futuramente, pretendo abrir um restaurante com a minha mãe e agora eu tenho certeza que vou realizar esse sonho – disse animada a estudante.

Nesta seleção, foram beneficiados 10 jovens pela Le Cordon Bleu

Morador de Campos dos Goycatazes, Guilherme Lopes ficou com o primeiro lugar no teste de habilidade da escola de gastronomia e foi o primeiro a ter o nome anunciado entre os ganhadores da bolsa de estudos. Ele que já trabalha na área de confeitaria, e ter conseguido entrar para a conceituada escola francesa é a realização de um antigo sonho.

– Desde a minha adolescência, sempre tive o sonho em aprender gastronomia, morar em Paris e estudar na LeCordon Bleu, mas não tinha condições financeiras. Me especializei em Confeitaria, trabalho com isso, mas não imaginava que existia o curso Cordontec. Foi quando um amigo me marcou na postagem do Facebook da Faetec para a bolsa na Le Cordon Bleu. Eu me inscrevi e fui passando por todas as fases. Não tenho dúvidas que esse curso será transformador para a minha vida. Pretendo estudar muito e agarrar todas as oportunidades – conclui Lopes.