Faetec de Marechal Hermes realiza oficinas de música

Ao som de notas musicais, foram abertas nesta segunda-feira, dia 1º de julho, as oficinas do I Encontro de Músicos e Mestres de Banda de Música da Faetec Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio. Cerca de 100 alunos participaram da atividade nesta segunda-feira. As oficinas ministradas foram de Trombone, Percussão, Clarineta, Saxofone, Trompa, Regência e Trompete.

O encontro teve início às 14h e se estendeu até às 17h. Durante três horas, os alunos profissionais e amadores se envolveram com as técnicas de cada instrumento escolhido, treinos com músicas, teoria musical e dicas de profissionais renomados.

"A rotina de treino é muito necessária para todos que querem tocar o instrumento de forma correta e plena. É uma prática diária", destacou o professor de Trombone e componente da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Leandro Dantas.

Os participantes das oficinas são de várias idades. Um exemplo é o aposentado de Radiologia, de 72 anos, Hildebrando de Souza, um dos mais atuantes na aula de Trombone da tarde. "Agora sou um profissional de música. Já fiz cursos na Faetec de canto e de vários outros instrumentos. Tenho um cd gravado e participo também da Orquestra de Marechal Hermes", contou Souza.

Já para a aluna da Banda de Concerto de Marechal Hermes, Samara Cristine Couto, de 17 anos, moradora de Duque de Caxias, fez a oficina de percussão. Segundo ela, seu projeto é seguir na profissão de percussionista e se mudar para São Paulo, já que o mercado de música na cidade é abrangente. "O mais legal dessa oficina é que reuniu pessoas de todas as áreas de conhecimento. Fizemos perguntas e esclarecemos dúvidas do dia a dia dos instrumentos", destacou Couto.

Com dados históricos sobre a origem da música mundial, o maestro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Jardim, ministrou a oficina de Regência. Ele destacou a importância do estudo da partitura e explicou os quatro tópicos necessários para realização da regência, que são reconhecimento, audição, análise e interpretação. "Sem isso, é muito difícil executar o trabalho de regência musical. É importante explorar todos eles para que o trabalho seja realizado de forma plena numa banda", afirmou Jardim.

Um exemplo para os participantes da oficina de Trompete foi o ex-aluno da Faetec de Marechal Hermes, e atualmente professor do instrumento, Henrique Vaz. Em sua aula, destacou a importância de praticar os estudos. "Dominar a melodia é importante para conduzir o caminho. É preciso estudar para se ter o conhecimento teórico, pois quando for improvisar, a ação será feita com muito mais facilidade", afirmou Vaz.

De acordo com o idealizador do projeto, professor e maestro da Banda de Música de Marechal Hermes, Lélio Alves, o intuito do encontro é gerar oportunidades de crescimento profissional para todos os músicos e participantes. "Os alunos terão contato com pessoas de fora. Além da questão pedagógica e do lado artístico que os motivam", enfatizou Alves.

O encerramento do primeiro Encontro de Músicos e Mestres de Banda será na sexta-feira, dia 5 de julho, às 16h, e será aberto ao público e gratuito, no Teatro Abdias Nascimento, na Faetec República, localizado na Rua Clarimundo de Melo, 847, em Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio. Durante o evento, será homenageado o professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dalmário Pinto de Oliveira.