FAETEC João Luiz do Nascimento recebe palestra sobre Marketing com o Padre Omar Raposo

Religioso mostra máquina administrativa que cerca o Cristo Redentor e encanta estudantes

Até onde vai a responsabilidade de cuidar da imagem de um símbolo nacional? O padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, explicou os caminhos aos alunos do curso Técnico em Administração da FAETEC Nova Iguaçu, unidade João Luiz do Nascimento, em uma animada palestra realizada no auditório da unidade, na noite da última segunda-feira, dia 13.

Fotos Bruno Barreto / FAETEC

Durante uma hora e meia, o padre falou sobre “O Marketing e o Simbolismo do Monumento do Cristo Redentor”. Em um resgate histórico, Omar Raposo lembrou as origens do monumento que fica no cume do Morro do Corcovado, citando desafios do passado, quando Igreja Católica e sociedade civil se engajaram para a concepção do projeto de construção da estátua, até os contemporâneos, quando mencionou a interdisciplinaridade necessária para a gestão do cuidado com o símbolo.

– Porta de entrada do turismo brasileiro, o Cristo Redentor vai além de um mero monumento. Existe uma proposta, inteligência e estratégia para que ele continue sendo o grande símbolo do país. Por ser uma imagem reconhecida no mundo todo, está suscetível a ações boas e oportunistas. Por isso, sua gestão requer um gabinete colaborativo, que envolve departamentos religioso, jurídico, administrativo e de comunicação e para contornar situações desagradáveis, e gerar mídias positivas – contou padre Omar.

Os exemplos, mostrando na prática o conhecimento técnico ensinado no Curso de Administração da unidade, chamaram a atenção dos estudantes na plateia, como no caso de Luciana Silva Santos, de 43 anos. No último ano da formação, ela demonstrou bastante surpresa ao visualizar todo o grande aparato que envolve o gerenciamento do monumento.

– O mais importante deste encontro, foi observar como existe um instrumento por trás da gerência do Cristo Redentor. Aqui na palestra, pude sacar como tratam dos aspectos de Publicidade, Logística, Marketing e Religião da imagem, e fiquei bastante impressionada. Não é só a beleza do monumento e da paisagem que faz a fama da estátua. Há um processo muito profissional e inspirador – afirmou a estudante.