Projeto da Creche Casa da Criança/CAp Iserj trata sobre o papel da Criança Cidadã

Alunos apresentam a peça teatral Criança Cidadã em “Um Mosquito Perigoso”

 

 

Durante o ano letivo de 2019, a Creche Casa da Criança/CAp –Iserj, unidade que pertence a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), está desenvolvendo o projeto pedagógico Um Mundo Melhor, baseado no livro homônimo de Patrícia Dugnani, que trata sobre a construção e o conceito de Criança Cidadã ressaltando a importância dos valores como solidariedade, amizade e cidadania.

Ao longo do estudo, a Creche vem desenvolvendo atividades pedagógicas, dentre elas o mini projeto Criança Cidadã contra o mosquito da dengue. O objetivo é desenvolver nos alunos a consciência para a importância de ações preventivas no combate ao mosquito Aedes Aegypti. E como trabalho final, os estudantes da turma Infantil 5, com idades entre quatro e cinco anos, apresentaram para as demais turmas da escola a peça teatral Criança Cidadão em “Um Mosquito Perigoso”.

Com uma temática lúdica, as crianças contaram as várias doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e as formas de evitar a propagação do inseto. A professora Maristela Porto, uma das coordenadoras da atividade, explicou que foram os alunos os criadores do roteiro teatral. “Os alunos são os protagonistas dessa história, pois foram eles que escolheram os personagens e o enredo da peça. É muito gratificante para nós, enquanto educadores, ver as crianças se desenvolvendo e se tornando sujeito da sua própria história. Tudo o que eles aprenderam sobre o mosquito da dengue aqui na escola, vão levar para as suas famílias”, destacou Porto.

A aluna Bianca Gomes, de cinco anos, interpretou o mosquito da dengue ficou muito feliz em se apresentar para os colegas da escola. “Eu e os meus amiguinhos aprendemos que não podemos deixar água parada na nossa casa, porque o mosquito da dengue pode colocar as larvas nesse lugar. Na minha casa não tem mosquito, porque eu expliquei para a minha mãe o que as tias me ensinaram aqui na escola”, contou a estudante.