Após palestrar no Clube da Aeronáutica, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações faz reunião com secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Leonardo Rodrigues

O astronauta Marcos Pontes e o secretário conversaram sobre o cenário atual do Brasil, os desafios da pasta e fizeram uma análise prospectiva para os próximos anos

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI), Leonardo Rodrigues, reuniu-se nesta sexta-feira (05.07) com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o astronauta Marcos Pontes, no Clube da Aeronática, na sede Central do Rio de Janeiro. Eles conversaram sobre o cenário atual do Brasil, falaram sobre os desafios da ciência brasileira para os próximos anos tanto na esfera federal como estadual e fizeram uma análise prospectiva para as áreas que atuam como gestores.

No encontro, o secretário Leonardo Rodrigues pediu ajuda orçamentária para projetos importantes a serem desenvolvidos no Estado, como a produção de nióbio (elemento metálico mais leve dos metais refratários, muito usado em ligas ferrosas, capaz de criar aços bastante resistentes e que são utilizados em tubos de gasodutos, motores de aeroplanos, propulsão de foguetes, além de soldagem, indústria nuclear, eletrônica, lentes ópticas, tomógrafos, etc) e a produção de grafeno (material composto de átomos de carbono que, por ser simplesmente o mais fino e mais condutor do mundo, é tido como o futuro da tecnologia, assim como o diamante e o grafite).

Marcos Pontes se comprometeu em recuperar o orçamento para a pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação e afirmou que se empenhará em promover mais articulações com outros Ministérios. Ele destacou que apoiará a educação científica nas escolas, como forma de despertar nas crianças e jovens o interesse pela ciência e ainda, falou sobre a importância de promover o desenvolvimento sustentável no País trabalhando o conceito de “Redes” para promover um Plano Estratégico Nacional de Inovação. “Temos muito espaço para o desenvolvimento de novas tecnologias e vamos focar na produção de materiais com qualidade. Logicamente, as pesquisas estão inseridas neste processo. Temos muitas reservas e devemos explorar a nossa capacidade produtiva”, afirmou o Ministro.

Para o secretário Leonardo Rodrigues, a conversa com Pontes estreitou a relação com a esfera Federal viabilizando um alinhamento maior com o governo. “A Ciência e Tecnologia são estratégicas para o desenvolvimento do nosso País, assim como a Educação. Nós precisamos ter encontros como este para alinhar as diretrizes na nossa área, e assim, recuperar os investimentos e garantir o prestígio e dar retorno à sociedade. A SECTI e as nossas vinculadas estão inseridas neste processo. Novas parcerias e contatos com representantes dos setores públicos e privados extremamente valiosos já estão em andamento. Nestes sete primeiros meses de governo, estas parcerias possibilitaram a reabertura de unidades fechadas e a inauguração de novas permitindo a retomada e aceleração da nossa capacidade produtiva no Rio de janeiro. Estamos desenhando um Polo de Inovação Tecnológico que faremos no Estado do Rio de Janeiro mostrando a capacidade de autossuficiência e com capacidade de adquirir identidade em tudo que é produzido”, afirmou o secretário.

A reunião entre o Ministro e o Secretário estreitou os canais de comunicação entre as pastas, sinalizando uma interação permanente para os próximos anos do governo Bolsnaro e Witzel. Além do secretário, Leonardo Rodrigues, estiveram presentes à reunião com o Ministro, o chefe de Gabinete da SECTI, Felipe Cavalcanti, o presidente da FAETEC, Romulo Massacesi, o subscretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo, Filippo Scelza, e assessores diretos da SECTI.