Faetec de Marechal Hermes encerra I Encontro de Músicos

A Faetec de Marechal Hermes encerrou na última sexta-feira, dia 5 de julho, o primeiro I Encontro de Músicos e Mestres de Banda de Música em grande estilo. Ao som de nobres compositores clássicos e populares, o evento que foi aberto ao público e gratuito, ofereceu para a plateia mais de dez canções e prestou homenagem ao professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dalmário Pinto de Oliveira. O evento foi realizado no Teatro Abdias Nascimento, na Faetec República, em Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio.

Aclamado por músicos presentes no evento, por meio de mensagens de vídeos, o professor Dalmário recebeu diversos agradecimentos carinhosos. Um deles foi do professor da Universidade Federal de Goiás, o carioca Marcos Botelho, que contou histórias de vida compartilhadas pelo professor Dalmário em suas aulas de trombone na UFRJ. "Ele sempre deixou para nós, alunos, a mensagem de ajudar as pessoas. Vindo do nordeste, ele buscou seu sonho e realizou todos eles", destacou Botelho.

Bastante emocionado, o professor Dalmário Pinto de Oliveira, contou sua história de vida ao longo de todos os anos. "Nunca recebi uma homenagem desse tipo e não esperava depois de tanto tempo de trabalho. Tenho 73 anos, sou nordestino e foram mais de 54 anos trabalhando com o trombone. Hoje vocês me deram a vontade de viver mais 73 anos", disse animado Oliveira.

Depois da homenagem, 11 trompetistas fizeram suas declarações ao professor Dalmário e tocaram uma música em conjunto para encerrar a homenagem.

Um dos músicos que se apresentou na homenagem e participou das oficinas foi o ex-aluno da Rede Faetec, Otávio Correa. Atualmente, ele cursa mestrado na Haute École de Musique de Genève, na Suíça. Vindo de família humilde, ele conseguiu se destacar através dos estudos na área musical.

– Entrei no mundo da música aos 18 anos, onde fui aluno do professor Lélio Alves, na Faetec de Marechal Hermes. Lá estudei trompete cinco anos. Fui aprimorando o estudo e o professor Lélio me convidou para participar de uma seletiva na Orquestra Jovem, em Salvador. Passei e fui morar na cidade baiana. Vi que precisava me qualificar e resolvi fazer faculdade de música. Depois, participando de muitos shows fora do Brasil, por causa da Orquestra Jovem, tive a oportunidade de conhecer um professor italiano que me indicou para o mestrado na Europa – afirmou nostálgico Correa.

O ex-aluno da Rede Otávio Correa se apresenta no I Encontro de Músico ao lado professor Lélio Alves

Desde então, o ex-aluno da Faetec Otávio Correa mora na Suíça. Otávio também deixou uma mensagem para os alunos que estudam música na instituição. "Cada um tem seus projetos, expectativas e metas. Se você tiver um sonho, lute por ele a qualquer custo, por mais que seja difícil", ressaltou Correa.

Quem está em busca dos seus objetivos é o monitor da Banda de Marechal Hermes e estudante de Regência da Unirio, Venâncio Seabra. Ele se destacou ao comandar a regência durante a execução de uma música no evento.  Erguendo a batuta, Venâncio executou todo o trabalho à frente da orquestra pela primeira vez.

– Fiquei muito nervoso, porém, foi gratificante. Nunca pensei que poderia fazer isso. Principalmente tocando aqui, onde em 2009, eu era apenas um aluno da Banda de Quintino. Não imaginava que estaria na faculdade estudando regência – destacou Seabra, que após a apresentação, voltou a compor a orquestra, onde toca tumba.

O idealizador do projeto e maestro da Banda de Marechal Hermes, Lélio Alves, destacou que o evento foi um sucesso e possibilitou o estudo para todos os alunos. "Foram vários professores renomados indo para a Faetec de Marechal Hermes. Eles contribuíram muito para as oficinas. Isso é um marco para a instituição. Só quero agradecer a todos os envolvidos", enfatizou o maestro Alves.