Dupla campeã: aluna e professor da FAETEC treinam com foco nos Jogos Olímpicos - Rio 2016

Josiane Lima está disputando Jogos Pan-Americanos no Canadá. Atleta e treinador, educador da FAETEC, esperam conquistar pontos para as Olimpíadas


Um tatame de artes marciais é o cenário em que a história da atleta Josiane Lima e seu treinador Vander Valverde é contada, mais precisamente por meio do taekwondo. Através dele que a lutadora e seu parceiro, que também é professor da FAETEC, se encontraram e, juntos, constroem uma história de conquistas e superação. Prova disso é que a atleta foi convocada para disputar os Jogos Pan-americanos no Canadá, em julho deste ano, levando o nome da Seleção Brasileira e do esporte a outros países.

Fotos: Felipe Corrêa/ FAETEC

Josiane atualmente treina na FAETEC de Quintino. Ela e Vander Valverde estão juntos desde 2011. De lá para cá, formaram uma parceria que tem ganhado espaço, medalhas e reconhecimento em competições no Brasil e outros países do mundo, como Estados Unidos, México e Paraguai. Nesta sexta-feira, dia 18, por exemplo, a atleta segue para a Austrália disputar mais um torneio internacional na expectativa de somar pontos nos rankings mundial e olímpico.

Durante treinamento ao lado de outros lutadores, Josiane Lima recorda o caminho que fez até chegar aqui e o que vai percorrer para atingir seu objetivo: participar das Olimpíadas.

– É um sonho. Desde pequena, quando vi um treinamento de taekwondo pela primeira vez, sabia que era isso que eu queria. Ter essa chance é uma grande conquista e vou atrás dela – disse a atleta.

 

Professor da FAETEC desde 1998, Vander Valverde, que também é lutador e treinador de taekwondo, possui um vasto currículo e experiência, sendo campeão brasileiro na modalidade. Sua trajetória faz com que essa parceria renda bons resultados.

 – Também já representei a Seleção Brasileira e sei o que é este sentimento. É gratificante ver os resultados. Essas atividades sendo realizadas aqui, na FAETEC, também pode ser motivador de novos talentos – destaca o treinador.

Além de Josiane, outros atletas de destaque em artes marciais já passaram pela FAETEC, como Marlon Ribeiro, formado em Quintino e que foi campeão Mundial de Muay Thay, em 2014, na Tailândia, e Joice Silva, atleta de Luta Olímpica que disputou as Olímpiadas de Londres em 2012.