Faetec discute Matriz Curricular Integrada do novo Ensino Médio

A proposta será discutida entre os gestores nas unidades de ensino

A Rede Faetec reuniu na última quinta-feira, dia 1º de agosto, gestores, supervisores e servidores de todas as unidades para a apresentação da proposta da nova Matriz Curricular Integrada dos cursos de Nível Médio e Técnico. A reforma do Ensino Médio proposta na Lei nº 13.415/2017 flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, altera a carga horária de aulas do Ensino Técnico e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral. Com isso, o currículo do Ensino Médio passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante toda a manhã, no auditório da Presidência, na Faetec de Quintino, com a sua lotação máxima de participantes, servidores da Diretoria de Desenvolvimento da Educação apresentaram os detalhes e os critérios para a elaboração das matrizes curriculares e os planos de cursos. Foram criados alguns componentes curriculares que serão comuns para todos os cursos, como Psicologia das Relações Humanas; Segurança, Meio Ambiente e Saúde; Gestão e Empreendedorismo e Projeto Integrador e Tecnologia da informação. Ficou determinado que os gestores das unidades confirmassem os cursos oferecidos para obterem a renovação da autorização até o dia 30 de agosto.

A diretora de Desenvolvimento da Educação, Márcia Farinazo, esclareceu as dúvidas dos servidores sobre o tema. “Essa reunião pedagógica tem a principal função de debater a proposta da nova Matriz Curricular Integrada. Precisamos usar a experiência dos ciclos anteriores na formação dos alunos e fazer as adequações junto com o perfil tecnológico que o mercado necessita. Nós somos responsáveis pela formação dos alunos. Peço que realizem as reuniões escolares com os professores e gestores do Ensino Técnico e Médio juntos em suas unidades e tragam as propostas causadas nas experiências que tiveram”, ressaltou Farinazo.

A ideia é debater durante todo o semestre as mudanças do Novo Ensino Médio com reuniões periódicas entre gestores e membros da Diretoria de Desenvolvimento da Educação e da Diretoria de Educação Superior da Faetec. Foi apresentada ainda na reunião a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em seu destaque o artigo que prevê 1.800 horas na carga horária do Ensino Médio.

Para a supervisora da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, em Marechal Hermes, Maria Estela Machado, essa redução da carga horária foi um susto para muitos professores. “São mais de 20 disciplinas nos cursos de Nível Médio e Técnico e precisaremos repensar essas mudanças por causa do novo Ensino Médio. Os professores precisam analisar quais as matérias que os alunos mais precisam para compor o currículo profissional deles”, afirmou Machado.

Todas as mudanças propostas para a nova Matriz Curricular Integrada e os planos de cursos para o Nível Médio e Técnico serão implementados a partir de ano de 2021, em toda a Rede Faetec.