Faetec comemora Semana do Profissional de Educação Física em Quintino

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, a Fundação de Apoio à Escola (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, sedia entre 1º até 6 de setembro uma semana destinada ao fortalecimento de práticas esportivas, por meio de mini torneios, encontros de futebol, aulões e palestras na Faetec Quintino, na Zona Norte do Rio.

O evento conta com cerca de 60 professores de Educação Física envolvidos com as atividades. É prevista a participação de aproximadamente 500 alunos. A Semana do Profissional de Educação Física vai oferecer seis modalidades esportivas: Futebol, Futsal, Natação, Vôlei, Handebol além de lutas, com aulas de Jiu-Jitsu, Taekwondo, Judô, Aerobox, Muay Thai e Capoeira.

Para participar, é necessário ser aluno de alguma atividade esportiva na Faetec Quintino, procurar o professor da modalidade de interesse e se inscrever gratuitamente. As equipes serão montadas pelos professores das respectivas categorias e os alunos poderão participar de mais de um gênero esportivo no evento. “O objetivo é desenvolver o intercâmbio e as boas relações entre os professores, alunos e a Faetec, garantindo e assegurando a prática da atividade física para todos os estudantes”, destacou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

As equipes que conquistarem o primeiro e segundo lugar serão premiadas com medalhas. Além da Natação, as atividades coletivas como Futsal, Futebol, Vôlei e Handebol serão oferecidas de segunda a quinta-feira (entre 2 e 5 de setembro), no período da manhã, de acordo com as aulas de Educação Física e com o professor de cada modalidade.

Confira toda a Programação da Semana do Profissional de Educação Física:

Domingo (1/9) – 9h às 13h – Atividades de Lutas no Centro de Artes Marciais (CIAM).

Segunda-feira (2/9) – 9h às 11h – Palestra sobre “Detecção, Seleção, Promoção do Talento Esportivo”, com o professor doutor Mauro Moraes Macêdo, no auditório da Presidência.

Segunda-feira (2/9) – 14h – Palestra “Educação Física na Rede em debate” com o professor e mestre Paulo Bach e o professor doutor Marcio Turini, no auditório da Presidência.

Terça-feira (3/9) – 9h às 12h – Palestra sobre “Envelhecimento Saudável através da Prática de Atividade Física”, com a palestrante Milena Varella de Almeida Mendonça, no auditório da Presidência.

Quarta-feira (4/9) – 9h às 12h – Palestra sobre “Educação & Esportes – Um olhar sobre diferentes perspectivas” com os professores Flávia Rodrigues, Alex Oliveira, Marcelo Luiz e Fabiano Lúcio, no auditório da Presidência.

Quarta-feira (4/9) – 9h às 10h – Aulão de Aeroboxe, com a professora Marlene Lopes e a participação do lutador de Muay Thai, Marlon Santos, em frente à rampa de acesso a Presidência. E das 13h30 às 16h30 – Workshop de Muay Thai no CIAM.

Quinta-feira (5/9) – 9h às 13h – Palestra sobre “Lutas no Processo Educacional” com os doutores Jorge Columa, Roberto Correa, Nardo Ouriques, e os mestres Walter Corumim e Sérgio Santori. Também estará presente o lutador de MMA Rafael Feijão, no auditório da Presidência.

Sexta-feira (6/9), às 10h - Entrega dos certificados aos alunos e profissionais envolvidos no evento. A cerimônia acontece no Teatro Abdias Nascimento, na Faetec Quintino, localizado na Rua Clarimundo de Melo, 847, em Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio.