Alunos da Faetec Ferreira Viana ficam em segundo lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Eles disputaram com outras 46 equipes de nível médio

Criar um robô para praticar ações do bem, cujo principal objetivo é o resgate de vítimas. Esse foi o intuito da prova prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na Etapa Regional, realizada no último sábado, dia 31 de agosto, na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Os alunos Andrew Ribeiro, Fabrício Braga, Felipe da França e João Vitor dos Santos, matriculados nos cursos de Mecânica e Eletrônica da Faetec Ferreira Viana, ficaram em segundo lugar na competição. Integrantes da equipe Thunder, os estudantes levaram dois robôs construídos em sala de aula para executarem todas as manobras propostas na competição.

Os robôs foram feitos com blocos de encaixe da Lego Mindstorms, dois sensores de luz para seguir a linha preta no percurso, um sensor ultrassom para identificar e desviar de objetos, e uma garra para capturar a vítima. A construção do robô envolveu conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação de computadores, além de elementos de matemática e física. Os robôs dos alunos são conhecidos como "robô seguidor de linha", devido a sua principal função que é, através da leitura de sensores, detectar onde existe um caminho na superfície. O robô que ganhou o segundo lugar da competição precisou seguir um caminho determinado pela Olimpíada, com linhas retas, curvas, subida em uma rampa e obstáculos, não podendo sair das linhas determinadas. A principal meta era resgatar vítimas, com simulação de escombros, onde o robô se comporta como um bombeiro, desviando de obstáculos, procurando por vítimas e atuando no resgate. Cada prova executada pelo robô foi pontuada na competição pelos árbitros. O resultado foi divulgado a cada etapa realizada na competição.

Fotos: Felipe Corrêa

Um dos alunos medalhistas, João Vitor dos Santos, de 15 anos, comemorou o segundo lugar no evento. “Ficamos muito felizes com a medalha de prata nessa etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica. Para construirmos os robôs, pesquisamos bastante e cada um fez a sua parte. Um mexeu na parte computacional, o outro na mecânica do robô, sempre tentando melhorar o projeto. E não vamos parar por aí”, afirmou animado o aluno competidor. A equipe Thunder é veterana em campeonatos sobre tecnologia e robótica. No início do ano eles participaram da etapa Regional do Torneio Juvenil de Robótica e conquistaram quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata.

Presente no evento, o professor dos alunos da Faetec Ferreira Viana, César Augusto Bastos, destacou a importância da participação dos estudantes em olimpíadas. Segundo ele, somente três escolas públicas estavam participando da competição deste sábado. "Fico muito feliz por termos alcançado o pódio. A Olimpíada é uma grande oportunidade de praticar e trocar conhecimentos. Participar de eventos, feiras e competições é uma oportunidade de praticar o que já estudou e perceber o que ainda pode ser aprimorado, além de se manter atualizado na sua área de estudo",  afirmou ele que é professor de Física e da Oficina de Robótica da Rede Faetec.

Durante todo o evento, foram 62 equipes competidoras, sendo 16 do Ensino Fundamental e 46 do Ensino Médio, totalizando a participação de 260 alunos de seis até 18 anos. Para o coordenador local da OBR e membro do Conselho Estadual, Thiago Alberto Ramos, a Olimpíada acarreta a possibilidade de inovação para os alunos. "É contribuir para o meio técnico-científico onde você envolve toda essa juventude para poder desenvolver processos tecnológicos, criatividade e inovação. Muito mais do que um evento é um processo pedagógico", destacou Ramos.

As equipes vencedoras irão participar da Etapa Estadual, no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, no dia 22 de setembro. Em seguida, os alunos passam para a Etapa Nacional, no Rio Grande (RS), entre os dias 22 a 26 de outubro de 2019.

OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) recebeu 200 mil inscrições em todo país para a edição de 2019. O objetivo do programa é estimular jovens de até 19 anos a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e incentivar a robótica pelo Brasil. A Olimpíada é destinada para todos os estudantes de escola pública ou privada do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR é dividida pelas etapas Estadual, Regional e Nacional, e possui as modalidades teórica e prática. Na modalidade teórica, os participantes respondem questões que compõem a prova escrita preparada pela Comissão de Elaboração de Provas, formada por professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino. A prova é aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes do país. Os melhores alunos desta modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze e de mérito, de acordo com o desempenho em nível nacional. Já na modalidade prática, os alunos devem montar um robô para concorrer na OBR.