Faetec e Viva Rio qualificam mulheres em situação de vulnerabilidade social

Serão 140 mulheres preparadas para aturar com empreendedorismo nas comunidades

 

 

 Foto: Felipe Corrêa

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Organização Social Viva Rio fecharam parceria para preparar mão de obra nas áreas de beleza e panificação nas comunidades Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Rocinha. O foco da iniciativa é capacitar, exclusivamente, mulheres em situação de vulnerabilidade social. As aulas já começaram e os cursos estão sendo oferecidos para 140 moradoras na Faetec Ipanema, localizada na Rua Alberto de Campos, nº 12, em Ipanema, Zona Sul do Rio.

Os cursos têm duração de dois anos, sendo os três primeiros meses focados na capacitação profissional, por meio de simulações e questões práticas. Em seguida, nos três meses subsequentes, serão administradas aulas de empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho para as mulheres. Após esse processo de estudo, a Organização Social Viva Rio acompanhará as alunas empreendedoras no decorrer de todo o processo.

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, comemorou a parceria. “Quero agradecer a chegada da Viva Rio e parabenizar a minha equipe por esse convênio útil e funcional. Estamos aqui ratificando a capacidade que a Faetec tem em atender vários públicos. Como morador da Baixada, conheço as necessidades de uma região carente de oportunidades e posso mensurar os benefícios que a Rede vai proporcionar para a população que vive nessas comunidades”, destacou Massacesi.

Segundo o termo de cooperação técnica, a Faetec será responsável pela disponibilização de salas e pela apresentação do plano de trabalho das atividades. Já a Viva Rio será responsável pela seleção e certificação das alunas que participarão dos cursos; disponibilização de professores para ministrar as aulas; e na responsabilização pela estrutura pedagógica dos cursos oferecido e infraestrutura dos espaços cedidos.

– Viva Rio sempre teve uma tradição de trabalho com educação em comunidades e periferias, buscando atender às pessoas que mais precisam. Essa parceria é justamente oferecer o que sempre sonhamos, que é a educação e cursos de formação profissional – destacou o presidente da Viva Rio, Sebastião Correia dos Santos.