Faetec e Serratec realizam aula inaugural do curso de Residência em Software

 

Aconteceu, nesta segunda-feira (09), a aula inaugural para das as boas-vindas aos 72 alunos selecionados para o curso de Residência em Software, por meio de uma parceria da Fundação de Apoio à Escola Técnica, (Faetec), instituição veiculada à Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio,  com a Serratec - parque tecnológico da Região Serrana que promove a integração entre órgãos governamentais e empresas de base tecnológica.

O evento, que ocorreu no auditório da Faculdade Tecnológica do Estado do Rio (Faeterj), em Petrópolis, contou com a participação dos assessores da Casa Civil Roberto Mota e Bernardo Santoro; da subsecretária de Captação de Recursos e Projetos Estratégicos da Secti, Luana Abreu; do presidente da Faetec, Romulo Massacesi; da diretora da Faeterj Petrópolis, Lucimar Cunha; e do presidente da Serratec, Marcelo Carius; além de representantes da indústria e do legislativo do município.

O curso de Residência em Software, que é gratuito, será ministrado na sede da Faeterj, em Petrópolis, onde os alunos terão aulas pela manhã e participarão de dinâmicas práticas no período da tarde. Com duração de quatro meses e meio, o Programa tem como objetivo promover a imersão tecnológica em desenvolvimento de software, preferencialmente, para jovens do nível médio e pessoas que buscam qualificação para realocação no mercado de trabalho. 

Para o presidente da Faetec, Romulo Massacesi a criação do curso vai aumentar a qualidade de vida e empregabilidade dos moradores da região.

– Nós estamos falando de fortalecimento da economia de uma região, de uma maior empregabilidade e da desconcentração da capital, podendo oferecer ao aluno trabalhar no lugar onde ele nasceu e cresceu. Isso traz desenvolvimento para o município de Petrópolis e regiões do entorno, e uma melhora substancial na formação profissional para o interior do estado – pontua o Massacesi.

O presidente da Serratec, Marcelo Carius,  agradeceu aos empresários parceiros que ajudaram tirar do papel o projeto do curso de Residência em Software e ratificou a importância de ampliar a oferta profissional de uma das principais funções da área de tecnologia, o de programador. 

– Não temos como crescer nossas empresas ou atrair novas, sem profissionais capacitados nas tecnologias mais recentes. Esse curso vai formar profissionais extremamente qualificados para atuar no setor de tecnologia em empresas da nossa região e fora também – salientou Carius.

A Diretora da Faeterj, Lucimar Cunha, ressaltou que a instituição vem mudando a história da qualificação da mão de obra no município.

– A nossa instituição ao longo dos anos vem qualificando a mão de obra para a alta tecnologia na cidade de Petrópolis. É importante ressaltar que com esta nova gestão, vem nos auxiliando muito e recebemos esses novos alunos com muito entusiasmo – avaliou a diretora Cunha.