Unifaetec promove palestra sobre combate ao mosquito da Aedes Aegypti

Foi realizado nesta quinta-feira (12/09), no auditório do CVT de Quintino, uma palestra promovida pela Universidade Corporativa (UniFaetec) para representantes dos setores e alunos da Fundação sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zica, Chikungunya e Febre Amarela.

A abertura do evento foi feita pela companhia Saúde Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde do município do Rio, que apresentou uma peça teatral elucidando as diferentes reações que as doenças ocasionam no ser humano e como medidas simples podem combater possíveis focos do mosquito, que na maioria das vezes, são encontrados em domicílios.

Fotos: Felipe Corrêa

Em seguida, Edson Laurentino, representante da região 33 da Secretaria Municipal de Saúde, que compreende o bairro de Quintino, deu mais informações sobre as medidas de prevenção contra o Aedes Aegypti. “O nosso objetivo é informar sobre o mosquito, as doenças que ele provoca e os principais meios de prevenção. O Ministério da Saúde divulgou esta semana um aumento de quase 600% de casos de dengue no Brasil, em relação ao ano passado. Nosso combate ao mosquito deve ser diário em nossas casas e na vizinhança. Com medidas simples nós podemos ajudar a eliminar o Aedes”, comentou Laurentino.

Entre os cuidados caseiros, o palestrante destacou medidas como tampar os tonéis e caixas d’água; manter as calhas e ralos sempre limpos; deixar as garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter as lixeiras bem tampadas; limpar semanalmente ou preencher os pratos de vasos de plantas com areia. A dengue provoca sintomas como o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre. “É preciso buscar um serviço de saúde para atendimento e não tomar qualquer medicamento por conta própria”, concluiu o representante da Secretaria Municipal de Saúde.