Inscrições para cursos profissionalizantes da Faetec terminam nesta quinta-feira, 19

Os cursos mais procurados são de Confeiteiro, Maquiador, Mecânico de Motores a Diesel, Informática Windows I e Recepcionista

 

As inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição veiculada à Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação, terminam nesta quinta-feira, dia 19. São mais de nove mil vagas distribuídas em unidades de todo o Estado e mais de 30 opções de cursos. O cadastro deve ser feito por meio do site www.faetec.rj.gov.br, no link https://bit.ly/22gGCfp. Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF.

Os cursos são uma oportunidade para quem procura o primeiro emprego, quer se aperfeiçoar na profissão que exerce ou tem interesse de abrir seu próprio negócio, como é o caso do aluno Jovani Américo.

– Resolvi fazer primeiro o curso de barbeiro para entrar nessa profissão, que é muito boa, e já estou trabalhando em um salão. Agora, estou me aperfeiçoando como cabelereiro. O curso está sendo muito importante porque emprego está difícil, e eu pretendo ainda abrir meu salão e trabalhar por conta própria – conta o estudante da unidade de Quintino, na Região Metropolitana do Estado.

 

Foto: Maicon Salles

Entre os cursos mais procuradas estão: Confeiteiro, Maquiador, Mecânico de Motores a Diesel, Informática Windows I, Recepcionista, Salgadeiro, Padeiro, Cuidador de Idosos, Auxiliar de Cozinha e Montador e Reparador de Computadores. A cidade com o maior número de inscritos é o Rio de Janeiro, seguida por Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Pedro da Aldeia.

– A grande procura pelos cursos da Faetec só nos confirma que estamos fazendo o certo, oportunizando a população fluminense por meio da qualificação profissional para que vidas e lugares sejam transformados. Os nossos cursos são reconhecidos pelos pelas empresas por terem qualidade – avalia o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

Para se candidatar aos cursos profissionalizantes é preciso ter a idade mínima entre 14 e 18 anos, de acordo com a exigência de cada curso. A escolaridade também varia, de acordo com a qualificação escolhida.

 

Vagas de qualificação profissional por regiões

A região Metropolitana do Estado concentra o maior número de vagas oferecidas. São mais de seis mil oportunidades espalhadas. As unidades da Faetec do município do Rio lideram o ranking, com 3.505 chances, seguindo das cidades da Baixada Fluminense com um total de 1.688. Niterói reúne 284 vagas, São Gonçalo 210 e Itaboraí 40. Já Petrópolis oferece 125.

Na região do Médio Paraíba são ofertadas 722 vagas. Já para o Centro-Sul Fluminense e para a Costa Verde, são 751 e 63, respectivamente. Na Região Serrana, estão disponíveis 90 oportunidades. Nas Baixadas Litorâneas, o candidato pode disputar 839. Já na região do Norte Fluminense são 490 chances, e na região Noroeste 530.