Faetec promove curso de samba no pé para alunos da Escola Especial Favo de Mel

“Quem não gosta do samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”, cantava Dorival Caymmi em “Samba da minha terra”. A música reflete o sentimento dos alunos da Escola Especial Favo de Mel, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para aproveitar o interesse pelo estilo musical, a primeira porta-bandeira da agremiação Beija-Flor de Nilópolis, Selminha Sorriso, que é servidora do Estado, irá ministrar aulas uma vez por semana de samba e de mestre-sala e porta-bandeira.

A aula inaugural que aconteceu nesta quarta-feira, 18, na Faetec Favo de Mel, em Quintino, contou com a presença do presidente da Faetec, Romulo Massacesi, que avaliou as aulas com muito entusiasmo. “Fiquei muito emocionado quando ouvi a proposta da Selminha Sorriso em dar aulas para os alunos da Favo de Mel. O Carnaval representa muito para mim, pois sou um entusiasta. Vamos iniciar a escola de carnaval da Favo de Mel e veremos essa escola desfilar em nosso campus de Quintino com a bandeira oficial da Faetec. Estamos batalhando para trazer muita coisa bacana para essa escola que é tão querida e importante para a sociedade”, salientou o presidente.

As atividades serão ministradas em 50 minutos e dedicadas, exclusivamente, aos alunos e professores da unidade. “Estou muito feliz em poder oferecer essas atividades para os alunos. É mais um sonho que irei realizar. O samba é tudo o que eu tenho e tudo que aprendi e conquistei na minha história de vida. O Carnaval transforma vidas, gera empregos, além de nivelar todas as classes. Não existe preconceito. Através dos projetos sociais das escolas de samba, muitas vidas são transformadas”, destacou emocionada Selminha Sorriso, que trabalha há 13 anos no projeto “Sonho do Beija-Flor”, na Beija-Flor de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Fotos: Felipe Corrêa

Débora Camilla era uma das mais animadas durante a aula. “Eu amo o carnaval, gosto de assistir os desfiles pela televisão. A minha escola de samba é a Visa Isabel e vou me dedicar para sambar muito bem”, falou animada a aluna.

Única escola pública do país dedicada exclusivamente a pessoas com deficiência intelectual, a Faetec Favo de Mel presta apoio para a formação de qualidade profissional e a inclusão. Prestes a completar 23 anos de fundação no dia 26 de outubro, as aulas de samba no pé e de mestre-sala e porta-bandeira marcam o início das comemorações da instituição.