FAETEC oferta cursos profissionalizantes na Rocinha

 

 

 

Cursos serão disponibilizados no Polo de Educação a Distância da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj. Matrículas para 80 vagas começam na próxima segunda-feira, dia 27

 

O morador da Rocinha, comunidade pacificada do Rio de Janeiro, que deseja realizar cursos profissionalizantes gratuitos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Norma Regulamentadora, também conhecido como NR-10, terá uma ótima oportunidade. A FAETEC vai abrir 80 vagas para essas qualificações, no próximo dia 27.

 

Foto: Divulgação / FAETEC

 

As matrículas seguem até o dia 30 e devem ser feitas na própria unidade, instalada no Polo de Educação a Distância (PED) da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj da região. Para se matricular, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos e levar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade.

– Essas vagas são parte do compromisso em levar qualificação profissional a todo o Estado, principalmente em áreas pacificadas. Uma boa oportunidade para a comunidade e aos moradores – diz o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

O curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão terá duração de 20 semanas, com aulas realizadas duas vezes por semana, na terça e quinta-feira, com uma turma no período da tarde e outra à noite. Com a qualificação, o aluno aprenderá a manusear instalações elétricas, selecionar, instalar e operar equipamentos, componentes e instrumentos.

Já o curso de NR-10 terá duração de 8 semanas, também com duas turmas e aulas realizadas na sexta-feira, no período vespertino e noturno. A qualificação é destinada para candidatos formados nas áreas de Elétrica, Eletrotécnica ou Segurança do Trabalho. Nele, os alunos aprenderão a reconhecer, avaliar, prevenir e controlar os riscos profissionais do exercício dessas atividades.

– Os dois cursos se complementam, já que para o exercício de Eletricista é preciso saber essas normas regulamentadoras para segurança e, assim, executar da melhor maneira sua profissão – destaca o presidente da FAETEC, Wagner Victer.