Alunos da Faetec da João Luiz do Nascimento criam miniempresas e participam de feiras empreendedoras

 

Os alunos da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento – unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, resolveram entrar para o ramo do empreendedorismo. Duas turmas do curso Técnico de Nível Médio em Administração resolveram tirar suas ideias do papel e criaram as miniempresas Cochilinho S.A/E e a Lumina S.A/E.

Com idades que variam de 15 a 18 anos, os jovens aprenderam na prática sobre como montar uma empresa, ter responsabilidades, vender o produto, além de conceitos e truques do concorrido mundo dos negócios. O programa de miniempresa é uma parceria com a Junior Achievement, organização não governamental e sem fins econômicos, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens.

A miniempresa Cochilinho S.A/E é composta por 12 alunos participantes. Eles pretendem atingir um público específico: pessoas que sofrem para cochilar no transporte público e em viagens. Com isso, os alunos resolveram criar almofadas de pescoço com bolsinho personalizado para o celular. Para o aluno e presidente da Cochilinho, Reginaldo Jeosafá da Silva, de 18 anos, morador de Belford Roxo, participar desse tipo de projeto agregou valor e conhecimento em sua vida. “A miniempresa abriu minha mente. Conheci várias coisas novas e pessoas que tem o mesmo foco no empreendedorismo. No começo do projeto eu não sabia que era tão sério. Mas, mudei de ideia porque têm várias coisas legais e eu estou aprendendo a ser presidente de uma miniempresa. Tudo isso é muito gratificante”, comemorou Silva.

 

Fotos: Felipe Corrêa

A outra miniempresa participante é a Lumina S.A./E que produz luminárias de parede utilizando canos de PVC, papelão, tecido e componentes elétricos. Os alunos estudaram o perfil do empreendedor, utilizando a liderança, estratégia e trabalho em equipe para compor a miniempresa. A presidente da Lumina, Júlia Marques, de 15 anos, moradora de Nova Iguaçu, destacou que a cada encontro do programa, toda a turma se interessava em saber mais sobre como as coisas aconteceriam na prática. “Um dos pontos mais importantes foi reconhecer que, apesar de assumir o papel de liderança, para que o grupo alcance seus objetivos, precisamos viver o trabalho em união com todos constantemente. Com essa colaboração, tudo funciona bem melhor”, disse animada Marques, que pretende cursar a faculdade de Direito ou Economia.

Durante três meses os alunos ficaram imersos no projeto e na confecção dos produtos. Segundo o professor de Meio Ambiente da unidade, André Luiz Vila Nova, o projeto garante novas possibilidades para os jovens. “A ideia é trabalhar o empreendedorismo com eles, fazer com que se desenvolvam os novos princípios de mercado. Eles criaram uma empresa, um produto, produziram essa mercadoria dentro da escola, e irão vender o material”, destacou o professor.