Alunos da Faetec criam sistema de controle de veículos para facilitar o trânsito

Secretário Leonardo Rodrigues parabeniza alunos ao criarem projeto que conscientiza moradores sobre normas no trânsito


Os alunos do curso de Introdução à Robótica da Faetec de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, buscaram uma solução para um problema de trânsito na cidade. A partir da inauguração de um novo restaurante, os alunos perceberam que o trânsito em uma via de acesso ao local estava congestionado e confuso, pois se dava por uma via de mão única. Com isso, os alunos criaram um sistema de controle de fluxo de veículos mão única baseada em sensores, sinais luminosos e cancelas controladas eletronicamente.

Durante quatro semanas, 14 alunos se dividiram em três grupos para a criação do projeto de conclusão do curso. Uma equipe ficou na área da documentação com o planejamento do esquema elétrico, desenhos e códigos; a outra construiu a maquete e o carrinho. O último grupo construiu as cancelas e os sinais luminosos. “Este projeto proporcionou a aplicação de todos os dispositivos ensinados no curso e deu a turma um grande crescimento profissional, pois trabalharam em grupos que se integraram simulando uma equipe de desenvolvimento de sistemas autônomos”, afirmou a orientadora do projeto, professora Olga Maria de Almeida.

O aluno do curso Ronald Anchite Guedes, de 49 anos, detalhou a proposta. “Identificamos um problema que surgiu com a inauguração do restaurante. Desde a entrada até o estacionamento, existe uma rua em que o fluxo funciona em mão única. Na saída do restaurante, o motorista não consegue visualizar o outro carro que entra na via. Sendo necessário realizar a marcha ré para sair da rua. Com esse impasse, resolvemos criar um sistema de controle de veículos”, explicou.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, projetos que visam conscientizar os moradores sobre normas no trânsito são de extrema importância. “Devemos refletir sobre mudanças positivas de comportamento, enfatizando o respeito, a cidadania e consequentemente, diminuindo o número de acidentes. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto que se preocuparam com um problema de trânsito da cidade e trabalharam incansavelmente para resolvê-lo. Com isso, fizeram um bem para a população local, além de mostrarem o quanto são capacitados tecnicamente. Sem dúvidas estão trilhando uma jornada rumo ao sucesso no mercado de trabalho”, finalizou Rodrigues.