Alunos da Faetec Visconde de Mauá apresentam trabalhos em Feira Técnica

Desenvolver habilidades, criatividade e conhecimento técnico foram os principais temas da Feira Técnica da Faetec Visconde de Mauá, no Complexo de Marechal Hermes, na zona Norte do Rio, nesta quarta-feira, dia 23 de outubro. Durante todo o dia, foram apresentados 45 projetos sobre inovação e tecnologia pelos alunos do ensino médio técnico e fundamental. Participaram da feira, os alunos das unidades da Faetec Silva Freire, localizada no bairro de Deodoro, na zona Oeste; a unidade República, em Quintino Bocaiúva, na zona Norte e a Escola Fundamental e de Ensino Médio Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, também na zona Norte.

Presente no evento, o subsecretário de Políticas Públicas e Ensino Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Rafael Alves destacou a importância de feiras para o desenvolvimento dos alunos da Rede Faetec. "Os alunos acabam fazendo um desenvolvimento científico tanto na teoria quanto na prática. Com isso, eles conseguem visualizar e materializar seus projetos para ajudar a sociedade de alguma maneira", afirmou Rafael Alves. O subsecretário destacou ainda que os melhores projetos irão para a Feira de Ciência da Fundação Cecierj, em dezembro deste ano. Com isso, no final da atividade foram eleitos seis projetos, escolhidos nas categorias votação popular e técnica. As votações foram realizadas por pessoas que visitaram a feira, no caráter de votação popular. A outra categoria foi eleita por professores avaliadores.

 

Pelo júri popular, o projeto “Amassador de Latinhas” ficou em primeiro lugar. Na segunda posição foi o trabalho “Eco Embalagens”, e o terceiro lugar o de “Energia Eólica”. Já na escolha pelos professores, compondo a equipe técnica, em primeiro lugar também foi escolhido projeto “Amassador de Latinhas”, seguido pelo “Eco Embalagens” e no terceiro lugar “Caneta Cantante”.

O projeto que subiu ao pódio em primeiro lugar pela votação popular e técnica foi realizado pelos alunos do terceiro ano do curso de Eletromecânica da Faetec Visconde de Mauá. O estudante Jean Lucas Ferreira explicou como foi feito o processo. "O amassador é comandado por Arduino, que é uma linguagem de programação, onde são colocadas as latas de alumínio na esteira e utilizando um sistema de pressão, as latas são amassadas. No final, é apresentada a contagem de todas que passaram pelo processo de redução de tamanho. Para fazer o projeto, nós aproveitamos tudo o que tínhamos no laboratório da escola. Só temos que agradecer, pois ganhamos medalhas e um troféu", comemorou aluno Jean Lucas.

No estande do projeto de Amassador de Latinhas, tinha uma mãe muito atenta em cada movimento do grupo de alunos. Ela tirava fotos e filmava todo o processo. Quando questionada se estava feliz com o projeto, se emocionou. "Como mãe estou sempre aconselhando o meu filho, orientando e incentivando. Vê-lo explicando para as pessoas o projeto, me emocionei muito e tudo isso me fez chorar. Sinto muito orgulho do meu filho. Esse prêmio foi a consequência do trabalho de todos", revelou Onilda Joana Félix, mãe do aluno Vitor Félix.

O coordenador dos cursos de Eletromecânica e Mecânica da Faetec Visconde de Mauá, Jurandir de Souza Cunha, explicou a necessidade de feiras tecnológicas para o aprimoramento dos alunos. "A importância dessa feira é a participação dos alunos na parte prática, além de desenvolver o espírito de inovação. São cerca de 40 projetos exclusivos da Visconde de Mauá. Ficamos muito felizes com o resultado", afirmou o professor Jurandir.

A Feira Técnica da Faetec Visconde de Mauá está em sua vigésima edição.

 

 

Fotos: Felipe Corrêa