Faetec Oscar Tenório desenvolve Feira Técnica

Alunos dos cursos de Administração, Análises Clínicas, Gerência em Saúde e Informática para Internet apresentaram trabalhos para comunidade escolar

Fotos: Maicon Salles

Alunos e professores da Faetec Oscar Tenório, localizada no campus Marechal Hermes, se reuniram nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, para a realização de uma feira técnica onde foram apresentados trabalhos relacionados ao conteúdo desenvolvido em sala de aula. A atividade aconteceu das 9h às 16h de forma simultânea nas salas de aula, laboratórios, auditório e nas áreas externas da unidade, ocupando todo o complexo com informação e conhecimento.

De acordo com a cogestora da unidade, Elisa Landim, a feira tem como objetivo celebrar a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. “Aproveitamos a data para desenvolver uma integração entre os alunos de todos os cursos e divulgar um pouco de cada conteúdo desenvolvido por área. Além disso, essa é uma oportunidade que temos de avaliarmos as tendências de mercado, as vantagens de cada profissão e os desafios e problemas que cada área vem enfrentando e que eles precisarão superar quando se tornarem profissionais”, destacou.

Aluno do primeiro ano do curso de Análises Clínicas, João Victor Ramos, de 15 anos, estava responsável pela pesquisa sobre os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Além da pesquisa, meu grupo simulou um acampamento da organização não governamental, Médicos Sem Fronteiras, que prestam ajuda humanitária através de serviços médicos com pouca infraestrutura”, explicou.

Os grupos de trabalho abordaram os temas “Sem Informação à Saúde”; “Rotina Laboral”; “Fase Pré-Analítica”; “As Tecnologias em Laboratórios de Análises Clínicas”; “Ongs”; “Políticas Públicas”; “Gestão Ambiental”; “Educação Fiscal”; “Sites sobre energias renováveis”; “Infecção Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na Adolescência”; “O que o SUS Oferece?”; “Envelhecendo com Saúde”; “Sites Ágeis Para Sua Necessidade”; “HPV e o Exame Preventivo”; “Processos pré-analíticos do exame de urina e da coleta de sangue”. Palestras, worshops, exposição de atividades sobre games e robótica e apresentações de trabalhos de conclusão de curso dos alunos do terceiro ano também fizeram parte da grade de programação.

O professor do curso de Administração Paulo Roberto de Souza Júnior falou sobre a importância da feira para os alunos. “Estou muito satisfeito com o resultado. Todos aqui estão empenhados em mostrar o que aprenderam sobre a disciplina. Eu vejo que eles estão muito comprometidos em passar o conhecimento para os colegas de outros cursos”, afirmou o docente que ministra aulas de Direito.

Juliana Ferreira, de 15 anos, aproveitou o evento e visitou a exposição dos alunos do curso de Informática para Internet, que levaram óculos de realidade virtual como forma de mostrar jogos de lógica com uso de tecnologia. “Fiquei impressionada, pois é uma realidade muito diferente da minha. Eu adorei a experiência e saber que aqui, na mesma escola que eu estudo, existem matérias totalmente diferentes daquilo que vejo no meu dia a dia. Agora, os espero no meu estande”, disse a aluna do curso de Gerência em Saúde, que apresentou trabalhos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Gravidez na Adolescência.