Faeterj Rio promove atividades pela Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Para celebrar a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio (Faeterj -Rio),  pertencente a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) promoveu durante a semana de 21 a 25 de outubro,  diversas palestras com a temática voltada para a sustentabilidade e biodiversidade.

Na segunda-feira (21), as palestras abordaram a Gestão da Informática na Prática; Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões; Evolução na Web, IoT e a Web Semântica e React. Na terça-feira (22), os temas discutidos foram a Transmissão de dados em barra metálica por ondas ultrassonicas utilizando multiplexação; Célula de Competência Faeterj-Rio Saúde Ambiental; Aplicação do protocolo MQTT em dispositivos embarcados para IoT e Internet pf Things.

Já na quarta-feira (23), as pautas foram Sensor de Fermentação de Cerveja Baseado em Fibras óticas EFBG; Linux e Open Software; Simulação Computacionais de sistemas biológicos; Robotic Process Automation, criando robôs para tarefas robóticas e Utilizando Games para resolver problemas de grafos de interseção. Na quinta-feira (24), os temas discutidos abordaram A ética e a governança dos dados na era da I.A; Luva Inteligente: Interface de Comunicação para Deficientes Visuais; Introdução a Construção de Games e Torneio de Games. Na sexta-feira (25), as palestras foram sobre Big Data e SBBD para Grafos que teve como palestrante Lucas Cerca e Impressão 3D e seus impactos no mercado ministrado por Fernando Neves, além de uma Maratona de Programação.

 

 Foto: Felipe Corrêa

De acordo com o diretor da Faeterj-Rio Horácio Ribeiro, o objetivo do evento foi abrir os horizontes para os alunos e despertar neles o gosto pela pesquisa: “Os palestrantes são profissionais internos e externos bem como ex-alunos, que estão em empresas de tecnologia de ponta e para debater assuntos de vários setores no uso da tecnologia. Além disso, também foram oferecidas oportunidades de estágio e participação de projetos pelos palestrantes aos alunos presentes”, pontuou o diretor.