Faetec Adolpho Bloch realiza Semana Técnico Cultural Sabores

 

Promover a troca de conhecimento entre alunos e professores foi o objetivo da Semana Técnico Cultural Sabores, realizada entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, na Faetec Adolpho Bloch, localizada no bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Durante toda a semana foram desenvolvidos workshops sobre publicidade, marketing esportivo, jingle de comerciais e Photoshop. Além disso, aconteceram oficinas de podcast, danças populares, sonorização para eventos, marketing político, caracterização e um bate papo sobre mercado de trabalho, entre outros temas.

A coordenadora do evento, Alzira Carvalho, explicou que a Semana Sabores tem a função de interligar toda a unidade escolar. "É uma culminância de todos os projetos propostos em sala de aula. Criamos as oficinas de acordo com as necessidades dos cursos e dos alunos", afirmou Alzira.

Uma das oficinas mais procuradas foi a de dança e acrobacia, ministrada pela coordenadora do curso de licenciatura em Dança, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Isabela Buarque. Ela destacou a importância de se praticar e trocar conhecimentos. "Pensar no que está fora da universidade e dentro das escolas técnicas de dança é muito bom. Esse é um espaço incrível", disse animada Isabela.

A marca registrada da Semana Sabores é a presença de ex-alunos que retornam para ministrarem oficinas e debaterem sobre o mercado de trabalho com os calouros de diversos cursos da instituição. O ex-estudante do curso de Publicidade da Faetec Adolpho Bloch, Ian Souza, realizou a oficina de Marketing Político. "Foram três dias de oficina com os alunos. Mostrei para eles que essa área é ampla e com muitas oportunidades de emprego na Baixada Fluminense e no interior do Estado do Rio. Abri minha agência de publicidade e hoje emprego ex-alunos da Faetec,” comemorou Ian.

 

 

 

Fala aí, Jacarezinho

Na última sexta-feira (1º), encerrando a Semana Técnico Cultural Sabores, foi realizado o evento “Fala aí, Jacarezinho”. A atividade foi promovida por alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico em Eventos, como conclusão final do curso. A aluna e idealizadora do projeto, Carine Silva, de 19 anos, explicou como foi feita a escolha do tema. “No segundo ano do curso fizemos um trabalho para pensarmos no projeto final. Eu moro no Jacarezinho desde que nasci e sugeri esse o tema, de fazer com que os próprios moradores falassem por eles, mostrando as potências de cada um. Tivemos uma banca avaliadora externa e todos votaram no projeto “Fala aí, Jacarezinho”. Devido minha experiência na escola, nos estudos de Sociologia, Filosofia e Arte, pude enxergar por outros ângulos como somos criminalizados e rotulados por morarmos na comunidade. A ideia foi criar uma rede de integração entre os projetos artísticos e sociais dentro do Jacarezinho”, explicou ela, que pretende seguir a carreira de psicóloga.

A programação contou com a presença de talentos nascidos e criados na comunidade. O evento teve início com uma roda de conversa, com o tema “Favela em alta” e contou com a cantora Lanor, integrante do grupo de pop funk Donas, do advogado criminal Joel Luiz da Costa; da diretora administrativa-financeira da Escola Alberto Monteiro de Carvalho, Cristiane Gomes; e do estagiário de jornalismo no Intercept Brasil, Bruno Sousa. Na parte da tarde, teve a oficina de fotografia, ministrado pelo Fabiano da Silva Paula que mora no Jacarezinho há 30 anos. Além disso, no hall de entrada do teatro, o público conferiu a exposição fotográfica “Olhares do Jacarezinho”. O evento ocorreu na Coordenadoria de Artes e Oficinas Criativas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

 

Fotos: Felipe Corrêa