Professores da Rede Faetec ganham Prêmio Paulo Freire

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) premiará na próxima quinta-feira, dia 14 de novembro, sete docentes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) que se destacaram com iniciativas inovadoras em suas unidades. O evento será no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O prêmio está em sua primeira edição e tem como nome homenageado o educador Paulo Freire, criador da “Pedagogia da Libertação”, referência mundial da área pedagógica e atual patrono da educação brasileira. O prêmio Paulo Freire contemplou oito áreas de atuação com 72 iniciativas inovadoras.

O secretário da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, destacou a importância de reconhecer a atuação dos docentes. "Não tenho dúvidas de que os professores da Faetec trabalham para romper as barreiras da criatividade e inovação. Esse prêmio é um reconhecimento das ações diárias que desempenham em sala de aula com muita dedicação. Eles são agentes transformadores de vidas e acredito que não há mais nada gratificante do que isso. Parabenizo todos pela constante disposição de oferecer e extrair o melhor de cada aluno da Rede", finalizou o secretário Leonardo Rodrigues.

Confira abaixo a lista dos vencedores e projetos:

Faetec - Sônia Mendes Ferreira – Trabalho científico de Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF) e experiências de Gestão Educacional realizada na Escola Especial Favo de Mel em parceria com a Escola de Hotelaria da Faetec, NEEI/UERJ e FTH/UFF - Categoria Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial

A professora Sônia Mendes Ferreira ganhou o prêmio com o seu projeto de mestrado que visa debater a autonomia e autogerenciamento das pessoas com deficiência intelectual e a importância da formação profissional para esses indivíduos, além da inclusão laboral e social efetiva. Foi apresentando ainda, tutorial de pessoas com deficiência intelectual onde eles mostraram as suas funcionalidades e conteúdos aprendidos nos cursos de Auxiliar de Cozinha e Cumim. “Esse prêmio é um marco para o reconhecimento da qualidade de toda a equipe de profissionais da Educação Especial e Inclusiva na Faetec. Estou emocionada em ser um dos diversos trabalhos inovadores da nossa instituição. Trabalhar com tecnologias e autogerenciamento de pessoas com deficiência intelectual é o grande prêmio”, destacou Sônia Mendes.

Faetec Hélber Vignoli Muniz - Projeto peixes do costão da Praia da Tartaruga, em Armação dos Búzios - Categoria Experiência Pedagógica no Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico e Profissionalizante

O professor de Biologia da Faetec Hélber Vignoli Muniz, localizada em Bacaxá, Saquarema, Amilcar Brum Barbosa, foi um dos premiados pela Alerj, com o projeto sobre a identificação de peixes no Costão da Praia da Tartaruga, em Armação dos Búzios. Segundo o professor, os costões rochosos abrigam uma grande biodiversidade oferecendo alimento e proteção para várias espécies de peixes. Com isso, o projeto analisou a variação sazonal entre duas comunidades de peixes. Foram realizadas cinco expedições durante as quatro estações do ano. A estação que mais apresentou riqueza de espécies foi o verão, seguido do outono e inverno e por último a primavera. O Projeto foi realizado pela aluna Leila Beatriz Alves Nascimento, do Curso Técnico em Meio Ambiente, que possui bolsa dos Jovens Talentos da Faperj, com duração de 18 meses. “Paulo Freire é um dos teóricos da Educação que mais me influencia na confecção das minhas aulas. O conteúdo a ser ministrado deve fazer sentido para a vida do aluno. E cada bloco de conhecimento dentro de um determinado assunto, deve ser construído de maneira com que o aluno absorva aos poucos o conteúdo”, destacou o professor Amilcar Brum Barbosa.

Faetec Ferreira Viana – Ana Ligia Matos de Almeida, Patrícia Camarço, Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso – Laboratório de Leituras – Categoria Experiência Pedagógica no Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico e Profissionalizante

O projeto Laboratório de Leituras prevê a leitura e escrita voltada para os alunos do ensino médio profissionalizante. É um trabalho multidisciplinar, envolvendo disciplinas das áreas de linguagens e de humanidade. Semanalmente, as atividades são planejadas por três professoras e seis alunos bolsistas. “A importância do prêmio é o reconhecimento de iniciativas para contribuir com uma escola pública de qualidade”, afirmou a professora Ana Ligia Matos de Almeida.

Faetec João Luiz do Nascimento - GreenPen - A Caneta Ecológica – Categoria Experiência Pedagógica no Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico e Profissionalizante

O professor de Gestão Ambiental do curso técnico em Administração, André Luis Vilanova Ribeiro, da Faetec João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, será um dos premiados pelo projeto da “GreenPen - A Caneta Ecológica”. A ideia da caneta sustentável surgiu durante a participação dos alunos no Projeto Miniempresa da ONG Junior Achievement, realizada na escola em 2018 pelo período de três meses. Com o objetivo de reduzir o uso do plástico nos processos produtivos e seu descarte inadequado no ambiente, eles criaram a Greenpen, uma caneta cuja carga de tinta é envolta por jornal e papel semente, que após o uso poderá ser plantada, pois contém sementes de Almeirão ou Cravo-Francês. Além disso, o projeto ficou em primeiro lugar no Prêmio Michelin de Sustentabilidade 2018, cuja premiação foi uma viagem à Bahia para conhecerem o Programa Ouro Verde Bahia. “O prêmio reflete, acima de tudo, o empenho dos alunos que participaram e acreditaram no projeto, que transformou não apenas a vida desses jovens, mas também as nossas vidas, enquanto voluntários do projeto, em um processo de ensino-aprendizagem de fato recíproco”, destacou o docente premiado André Luis Vilanova Ribeiro.

Faetec República – Projeto Multiplicadores – Categoria Experiência Pedagógica no Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico e Profissionalizante

A Cogestora da Faetec República, Odiléia Correia da Silva, inscreveu seus alunos no projeto implantado na escola chamado “Multiplicadores”, onde os alunos mais dedicados ensinam os colegas com dificuldades em disciplinas na área de formação geral e técnica. Desde o início do ano, cerca de 30 alunos dos primeiros anos de vários cursos da unidade estão envolvidos no projeto. O aluno do primeiro do ano do curso de Eletrônica, Guilherme de Araújo Ferreira, de 16 anos, detalhou o projeto. “Nós queremos expandir o conhecimento para o próximo. Não estamos aqui para substituir o professor, mas sim destacar tudo o que foi dito em sala de aula. Eu sempre gostei de ensinar e quero continuar com isso, além de crescer a cada dia no projeto Multiplicadores”, destacou Guilherme de Araújo Ferreira.

Faetec Adolpho Bloch - Luiz Carlos Ribeiro de Sant'ana, Antonio Cícero Cassiano Sousa e Cláudia Pinto Duche - Núcleo Pedagógico Cineclube Olho na Cena - Categoria Experiência Pedagógica no Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico e Profissionalizante

O professor de História juntamente com sua equipe, formada pelo professor de História, Antônio Cícero, e pela professora de Artes, Claudia Duche. Eles compõem o Núcleo Pedagógico Cineclube Olho na Cena, que funciona na unidade desde 1999. O projeto conta ainda com a participação de oito alunos bolsistas do Programa Jovens Talentos, da Faperj. As ações envolvem educação por intermédio da assistência sistemática de películas de filmes em formato de curtas, médias e longas, além de debates sobre as produções audiovisuais. “Educar com imagens é nossa proposição básica. Estamos muito contentes pelo reconhecimento deste trabalho”, destacou o professor Luiz Carlos Ribeiro de Sant'ana.

Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) – Keite Silva de Melo – Forprotec – Categoria Experiência Pedagógica no Ensino a Distância

O projeto premiado “Forprotec” foi fruto de uma prática na disciplina de Design Didático para cursos à distância. A intenção da professora Keite Silva foi aproximar a formação do futuro pedagogo para a modalidade da educação a distância. Por meio da produção de minicursos, esses alunos aprendem a editar o ambiente virtual de aprendizagem, planejando e implementando o seu minicurso, conciliando os conteúdos científicos e metodologias já internalizados durante a sua graduação, com a implementação de uma ação voltada à formação continuada de professores. “Esse prêmio vem instigar o aperfeiçoamento desta prática, além de me motivar em buscar processos de inovação para a formação inicial do docente. Espero com isso que estes alunos sintam-se também estimulados a sec tornarem inquietos investigadores, como pregava Paulo Freire durante toda a sua vida”, revelou Keite Silva de Melo.