Governo do Estado inaugura nova unidade da Faetec na Região dos Lagos

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, inaugurou uma nova escola de Qualificação Profissional em Araruama, na Região Litorânea, nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro. A unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é proveniente de uma parceria com a Prefeitura de Araruama. A abertura do evento contou com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro com a banda da cidade.

Fotos: Felipe Corrêa

"Estou muito feliz em estar aqui, quase um ano após vocês terem acreditado num sonho, que foi a minha candidatura, e que Graças a Deus e a vocês se tornou realidade. Hoje, inauguramos mais uma unidade da Faetec que proporcionará aos cidadãos de Araruama a oportunidade de se qualificarem para concorrer ao mercado de trabalho", pontuou o governador do Estado, Wilson Witzel.

O secretário da Secti, Leonardo Rodrigues, agradeceu a parceria da prefeitura de Araruama no empenho para a reabertura da unidade e adiantou que no próximo ano, um local mais moderno será a sede da Faetec de Araruama. "O nosso objetivo como instituição é capacitar a população para que elas possam se qualificar e conseguir emprego em suas cidades e, assim, crescer cada vez mais a economia local. Em 2020, a sede da Faetec Araruama será transferida para um local bastante moderno e que proporcionará ainda mais condições para os nossos alunos terem uma excelente capacitação", sublinhou Leonardo Rodrigues.

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, ressaltou a importância em inaugurar uma nova unidade. "A Faetec é uma instituição que tem o poder de mudar vidas e lugares por meio da educação profissional. Não há outra razão em entregar formação profissional que não seja para construir o futuro, além de poder alcançar números na empregabilidade e na economia desse estado que dialoguem com a grandeza que ele tem", finalizou Massacesi.

Mais de 400 vagas serão ofertadas por ano a partir de 2020, em cursos de curta duração, que variam entre 10 e 20 semanas, como Manicure e Pedicure, Maquiagem, Salgadeiro, Cabeleireiro, Inglês e Assistente Administrativo. A aluna do curso de Maquiagem, Nathália de Oliveira, viu uma oportunidade na qualificação e a chance de conquistar um emprego. "Escolhi o curso porque fazia maquiagem informal, sem muitos conceitos. Acredito que com este curso terei oportunidade de conseguir um emprego. As aulas são excelentes e já sinto diferença na maquiagem que fazia antes e agora, com os ensinamentos do curso", comentou a aluna.

A nova unidade que possui 200 metros quadrados, conta com duas salas e laboratórios de Salgadeiro, Salão de Beleza e Manicure e Pedicure, e está localizada Rua Lamas Rabello, n° 34, Centro.

O evento contou com a presença da prefeita de Araruama, Lívia Soares Belo da Silva; do secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes e de autoridades locais.

Após inauguração em Araruama, Comitiva do Governo do Estado visita a Faetec Helber Vignoli Muniz, em Bacaxá, contemplada com cinco projetos da Faperj para melhorias na infraestrutura de seus laboratórios

A Faetec Helber Vignoli Muniz, em Bacaxá, foi sede de uma série de anúncios do governador do Rio, Wilson Witzel, para os municípios da Região dos Lagos. Na ocasião, a unidade da Rede Faetec foi contemplada com quatro projetos de outorga do “Programa Apoio à Infraestrutura Laboratorial da FAETEC 2019”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Foi entregue para a unidade escolar um cheque no valor de R$ 1.251.657,17.

"Após mais de cinco anos sem receber nenhum tipo de recurso, a Faperj volta a fazer um acordo de cooperação e lança edital para os professores da Rede Faetec. A Faetec Helber Vignoli Muniz possui um grande potencial, onde cinco projetos foram contemplados. Agradeço a todos os profissionais da unidade que se dedicam em prol da nossa escola e dos alunos", finalizou o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

Conheça os projetos contemplados :

O professor de Ciências Biológicas, Amilcar Brum Barbosa, será beneficiado com o projeto de adequação, modernização e otimização da infraestrutura dos laboratórios de Meio Ambiente, Biologia, Química, Física e Matemática.

A professora de Ciências Exatas e da Terra, Iara Mello de Freitas, irá implantar o laboratório de Geoprocessamento. O docente de Ciências Humanas, Julio Auto de Amorim Junior, realizará o projeto de adequação, modernização e otimização da infraestrutura do laboratório de Edificações. E a professora de Ciências Sociais Aplicadas, Waldete Gomes da Silva Alcantara, também irá modernizar a infraestrutura do laboratório de Hospedagem. Um quinto projeto aprovado visa modernização dos laboratórios de controles e processos industriais.