Estudantes da Faetec Henrique Lage ficam em 3° lugar na FECTI

Alunas da Faetec de Santa Cruz também receberam o prêmio de Divulgação Científica e bolsas do CNPq

Buscar soluções de problemas cotidianos foi o que levou os alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) a desenvolverem os projetos apresentados na XIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). A atividade, que foi desenvolvida nos dias 6 e 7 de dezembro, é uma realização da Fundação Cecierj, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O evento ocorreu no Cefet-RJ, localizado no bairro Maracanã.

Durante os dois dias de evento, os 176 trabalhos de diversas escolas espalhadas por todo o Estado do Rio foram avaliados por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa. A Faetec Henrique Lage ficou em terceiro lugar na Feira de Ciência. Os alunos Matheus Lizandro, Victor Brêtas, Lucas Gomes, Augusto Cardozo, Dunamis Rodrigues, João Pedro Estácio e Rafael da Matta, com a orientação dos professores Sérgio Lima e Adelmo Ribeiro, subiram ao pódio com o projeto do Carro Elétrico para Treinamento e Habilitação de Motorista (CETHAM). Eles venceram na categoria "Desenvolvimento de Tecnologia".

O aluno Lucas Gomes destacou a importância de receber esse prêmio. "Foi muito gratificante. Isso demonstra que a gente está no caminho certo. E representar nossa escola na maior feira do Rio de Janeiro é muito satisfatório. Estou muito feliz e grato por tudo que está acontecendo", disse motivado o aluno Lucas.

De acordo com o regulamento, somente três alunos defenderam o projeto do carro elétrico para os professores avaliadores. Com isso, os alunos Lucas Gomes, Matheus Lizandro e Victor Brêtas foram premiados com bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Já na categoria "Ciências Exatas e da Terra", as alunas e irmãs gêmeas, Érica Conceição dos Santos e Wanessa Conceição dos Santos, com a orientação da professora Edna Ribeiro, da Faetec de Santa Cruz, receberam o prêmio Divulgação Científica com o projeto Kanutry: canudos de cascas de fruta. Uma alternativa na produção de canudos biodegradáveis, com a utilização de cascas de laranjas para a fabricação de canudos. "Nós duas não imaginávamos que iríamos ganhar esse prêmio, pois só de estar participando da FECTI já foi muito gratificante. E quando chamaram os nossos nomes ficamos muito felizes, não só pelo prêmio, mas também pelo reconhecimento do nosso trabalho. Fazer pesquisa é algo que amamos muito. E que mais mulheres consigam ter os seus trabalhos divulgados e reconhecidos", destacou a dupla, que também ganhou bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Na abertura do evento, o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, destacou a importância da premiação para os alunos. "Esse é o maior desafio da gente, quando chegamos ao governo. Fazer com que a Ciência, Tecnologia e a Inovação dialogassem com a realidade das pessoas e que ela acontecesse na escola pública. São produtos que se materializam a partir das mãos de vocês e que ganham notoriedade e repercussão. Quero de fato parabenizar a todos que produzem essas inovações", disse o presidente Romulo Massacesi.

Durante a cerimônia, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Leonardo Rodrigues, recebeu o prêmio da FECTI pela contribuição que está fazendo em prol da Ciência no Estado do Rio. O presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues, comandou a entrega das medalhas para os alunos. "Estamos muito felizes em dar a oportunidade para esses alunos, novos cientistas, de descobrirem e lançarem seus projetos para contemplar o dia a dia da vida de todos nós”, disse Gilson Rodrigues.

O encerramento da XIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI) contou com a apresentação da Banda Sinfônica da Faetec Marechal Hermes.

Fotos: Felipe Corrêa