Comitiva da Faetec realiza visita técnica à Santa Rita de Sapucaí, Minas Gerais, em busca de parcerias

Uma delegação da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), sob a liderança do Presidente Romulo Massacesi, esteve nessa terça-feira (10) em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, para uma visita técnica à cidade conhecida como Vale do Silício brasileiro. Na ocasião, reuniu-se com representantes do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que é uma instituição dedicada à formação de profissionais no setor de Telecomunicações e Tecnologia, visando futura parceria entre as instituições. 

O intuito da expedição é conhecer de perto os avanços tecnológicos da região e da formação educacional aplicada pelas instituições. O município, com apenas 40 mil habitantes, concentra 160 fábricas, principalmente, nas áreas de eletrônica e mecânica, proporcionando um polo industrial grande no entorno da cidade, e atraindo alunos e empresas do país inteiro - considerada, assim, como Vale do Silício brasileiro.

"Temos muitos projetos e produtos sendo criados com qualidade e criatividade por nossos alunos. Hoje, vejo como desafio torná-los mercadológicos para que toda essa produção não se encerre com a conclusão dos cursos pelos estudantes. Nossa intenção é  buscar parceiras que nos ajudem a dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido em sala de aula com êxito", explica o presidente Romulo Massacesi, durante visita às instalações da Intel.

A comitiva, formada ainda pelo subsecretário de Políticas Públicas e Ensino Tecnológico, Rafael Alves, vice-presidente Educacional da Faetec, Maicon Lisboa; chefe de gabinete, Fernando Motta; entre outros integrantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi recebida pelo diretor executivo do Inatel, Carlos Nazareth. Ele ressaltou o desejo de aproximar as instituições para futuros projetos em conjunto.

"É um prazer recebê-los e estreitar a relação entre as instituições, porque, para nós, parceria é para toda vida. E, para o que depender de nós, saibam que podem contar; pois estamos de braços abertos para ajudá-los. O nosso desejo é construir coisas em prol do país", garante Carlos Nazareth, que tem a missão de estar a frente de uma instituição conhecida por utilizar na formação educacional tecnologia de ponta.