Faetec Hélber Vignoli Muniz conquista prêmios no programa Jovens Talentos da Faperj

Os alunos da Faetec Hélber Vignoli Muniz, em Bacaxá, localizada no município de Saquarema, conquistaram o 1° e o 3° lugares na Jornada Jovens Talentos para a Ciência, que é um projeto de pré-iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Cecierj, que está comemorando 20 anos. A solenidade de premiação e exposição dos projetos aconteceu na última terça-feira, dia 10 de dezembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã.

O primeiro lugar ficou com o projeto “Branqueamento de corais da Praia da Tartaruga, em Armação dos Búzios, RJ”, com orientação dos professores Amilcar Brum e Raquel Muniz. Os alunos do 2ª ano do curso de Meio Ambiente da Rede Faetec, que também participam do Programa Jovens Talentos há seis meses, Luiz Felipe do Nascimento e Raquel de Azeredo, explicaram que os corais possuem a função de áreas destinadas à desova, abrigo, reprodução e alimentação para uma grande variedade de organismos. “A nossa pesquisa demonstrou que a ocorrência de branqueamento de corais nos recifes, ou seja, a morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes se deve, principalmente, pela alta elevação das temperaturas de águas superficiais, além da poluição”, destacou o aluno Luiz Felipe do Nascimento.

O terceiro lugar na premiação abordou o tema “Levantamento dos moluscos terrestres da Serra do Palmital”. Também com a orientação do professor Amilcar Brum, as alunas do 2º ano do curso de Meio Ambiente, Talita Peregrino de Amorim e Victória Vieira, explicaram que os moluscos terrestres apresentam cerca de 30 mil espécies descritas em todo o mundo. “Nós fizemos o estudo da composição e distribuição desses moluscos na área de Mata Atlântica. Com isso, nós iremos fazer a catalogação deles baseados na literatura malacológica”, afirmou a aluna Victória Vieira. As estudantes também participam há seis meses do programa Jovens Talentos.

 

O professor e orientador dos dois projetos vencedores, Amilcar Brum, explicou a importância de participar do programa Jovens Talentos. “A conquista dos prêmios é de grande importância para o curso de Meio Ambiente da Faetec. É necessário mostrar que tanto os ambientes coralíneos e quanto a Mata Atlântica precisam ser preservados devido a biodiversidade presente nos ecossistemas. É urgente e necessário que medidas sejam tomadas para a preservação desses ambientes”, revelou o professor Amilcar Brum.

O programa Jovens Talentos é destinado a estudantes do ensino médio público e que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa em ciência e tecnologia, estimulando a formação científica e identificando vocações. A Rede Faetec esteve presente com 23 projetos apresentados pelas unidades Ferreira Viana, Santa Cruz e Bacaxá. O Centro de Memória da FAETEC, ligado à DESUP, contribuiu com dois projetos, orientando alunos do curso de Informática do República.. A edição de 2019 da Jornada Jovens Talentos da Faperj recebeu um total de 102 trabalhos inscritos, com a participação de 214 alunos e 15 orientadores. “A intenção do evento é abrir espaço para mostrar o que os alunos fizeram. O estudante da escola pública é tão capaz do que qualquer outra escola particular. Eles trazem interesse e foco”, destacou o coordenador da Jornada Jovens Talentos, Jorge Belizário.

O programa oferece ajuda de custo de R$ 200 por mês e os alunos são escolhidos a partir da análise da atuação, interesse e desempenho acadêmico no ano anterior. O programa Jovens Talentos já beneficiou cerca de 1.000 bolsistas, em 50 cidades do estado do Rio de Janeiro e conta com a parceria de 41 instituições de pesquisa.