Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação participa da apresentação de avaliação da Faetec no ano de 2019 e projeção para 2020

Aconteceu nesta quarta-feira, 18 de dezembro, no auditório da presidência, em Quintino, a reunião de avaliação de 2019 e projeção para 2020 da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Estiveram presentes na cerimônia o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio (Secti), Leonardo Rodrigues; o presidente da Faetec, Romulo Massacesi; o vice-presidente educacional, Maicon Lisboa; além de diretores das unidades da Fundação.

                                                                                                                     Fotos: Felipe Corrêa

 

No ano de 2019, a Rede atendeu cerca de 100 mil alunos, distribuídos por 130 unidades escolares por todo o estado. Mais de 20 unidades foram reabertas e seis novas Faetec inauguradas, além disso, a Fundação firmou parcerias com importantes instituições como o Le Cordon Bleu, com bolsas 100% gratuitas no curso CordonTec e a possibilidade da expansão para curso Superior; com o Viva Rio, para a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade; e o Programa Capacita Rede, uma parceria com Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Rio (Secti), entre outras.

“O ano de 2019 foi difícil, porém o mais importante foi que identificamos onde estavam os erros e tentamos corrigi-los o mais rápido possível. A nossa gestão não tem medo de encarar problemas, de enfrentar os desafios. O que nós queremos é que a máquina pública funcione de forma idônea. Conseguimos com muita luta a aprovação do concurso público, a verba para a recuperação estrutural de todas as unidades da Faetec, a licitação para a compra de ar-condicionado, a modernização de todos os laboratórios da Faetec, entres outros ganhos. O ano de 2020 será também de muito trabalho, mas tenho a certeza que teremos muitas mais conquistas para comemorar”, avalia Leonardo Rodrigues secretário da Secti.

“No período da transição conseguíamos entender que a Faetec demandava muita atenção, mas somente ao assumir a Fundação, tivemos a real noção da situação na qual ela se encontrava: Uma instituição de ensino sem professores para começar o ano letivo. Além deste problema, muitos outros foram surgindo, como a deficiência na merenda escolar e a situação estrutural das unidades. Graças a Deus, a ajuda do nosso Governador Wilson Witzel, do secretário Leonardo Rodrigues e da competência desta equipe, onde incluo cada um de vocês, estamos reerguendo a Faetec. Esse é o nosso modelo de trabalho, realizado sempre em conjunto para o bem comum da nossa Fundação. A Faetec é gigante por si só, e em 2020 vamos colher os frutos do trabalho que desenvolvemos em 2019. Vamos formar ainda mais profissionais que estarão qualificados para ingressar no mercado de trabalho", disse Romulo Massacesi, presidente da Faetec.

Ao final do evento, o presidente da Faetec assinou e encaminhou para a Secti o Regime Adicional de Trabalho para apreciação e futura publicação. O acordo prevê recebimento de Adicional de Jornada Estendida aos docentes que aumentarem sua carga de trabalho na Rede.